Botafogo

Botafogo 117 anos: conheça os causos de Carlito Rocha, figura folclórica do Glorioso

Carlos Martins da Rocha, mais conhecido como Carlito Rocha, nasceu em 1894, foi campeão carioca em 1912 como atleta e em 1935 como treinador pelo Botafogo. Nascido no ano de fundação do Clube de coração, Carlito defendeu a camisa do Glorioso desde novo.

                 

Conhecido popularmente por suas loucuras, Carlos Rocha, foi diagnosticado com pneumonia sob intensa febre, em 7 de setembro de 1918, mas seu fascínio pelo Alvinegro o fez entrar em campo na época para enfrentar o América, provocando em seguida um estado de coma.

Um de seus causos mais populares é na vez em que o Botafogo venceu o Vasco da Gama e antes da partida, um cachorro mijou no pé do jogador, fazendo assim o atleta passar a tentar fazer o cachorro mijar no pé do jogador sempre antes dos jogos. O jogador também amarrava as cortinas da sede em dias de jogos, dizendo que era para amarrar as pernas dos adversários.

Atleta exemplar e dirigente jamais esquecido, Carlito Rocha recebeu títulos e homenagens do Botafogo. Carlito foi Presidente de 1948 a 1951, se tornando o grande líder da conquista do Campeonato Carioca de 1948. Podemos dizer que o principal marco foi quando fez um cachorrinho mascote, o célebre Biriba.

O eterno Carlito não teria como ser esquecido pela equipe do ENM no aniversário do seu grande Glorioso. Carlos Martins da Rocha morreu em decorrência de problemas cardiovasculares e renais em 12 de março de 1981.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo