Mais Esportes

Olimpíadas: Brasil supera a França em jogo eletrizante

Um clássico do vôlei mundial. Brasil e França entregaram tudo que se espera de um jogo desse nível. Com um tie – break eletrizante decido no vigésimo ponto, a Seleção Brasileira superou a França em três sets a dois e garantiu o segundo lugar do grupo B, o grupo da morte, em Tóquio. As parciais foram de 25 a 22, 37 a 39, 25 a 17, 21 a 25 e 20 a 18.

PRIMEIRO SET DO SAQUE BRASILEIRO

Foi com um saque muito forte e que complicava a armação de jogadas da França que o Brasil abriu a partida. A Seleção Brasileira se impôs e não deu chances para o azar, forçou os franceses a jogar no limite, e com isso, cometer erros.

Leal sacando para o Brasil
CRÉDITOS: Divulgação FIVB

Além do saque, uma parcial inspirada de Wallace ajudou a Seleção a abrir vantagem no meio do set. E daí não perdeu mais. Do outro lado, os ponteiros franceses encontraram dificuldade em aparecer na partida. Essa era a fórmula de sucesso brasileira: Sacar e pressionar. Com isso, a primeira parcial foi vencida pelos atuais campeões olímpicos em 25 a 22.

SEGUNDO SET INTERMINÁVEL

Na volta para o segundo set, a França mudou sua postura. Mesmo com o Brasil ainda efetivo no saque, o levantador Toniutti, conseguiu efetivar seus jogadores de ponta na partida. Ervin Ngapeth e Trevor Clevenot pontuaram para o time francês.

Do lado brasileiro, o destaque era Lucão, que fez desse jogo, sua melhor apresentação olímpica até aqui. As extremas brasileiras viravam bola assim como o adversário, o que dava o tom de equilíbrio da parcial.

França comemora ponto
CRÉDITOS: Divulgação FIVB

Equilíbrio esse que fez com que o set não terminasse no vigésimo quinto ponto. Nem perto disso. Trocando pontos e se alternando na vantagem para fechar o set, as duas equipes apresentavam um alto nível de concentração para não perder a parcial mas a França, que ficou a maior parte do tempo em vantagem, conseguiu bloquear o ponteiro Douglas Souza e fechar a parcial: 37 a 39.

TERCEIRO SET DA TRANQUILIDADE

Após um set tão longo, era de se esperar que o nível de concentração de ambos os times se mantivessem no alto. Isso aconteceu com a equipe brasileira, mas não com a equipe de Laurent Tillie. O Brasil voltou agressivo no bloqueio, mais uma vez com destaque para Lucão e com um excelente volume de jogo, principalmente com a atuação de encher os olhos do líbero Thales.

Com isso, a seleção da França perdeu a paciência e se perdeu na parcial. O técnico francês tirou o time titular de quadra e, com o time reserva, viu o Brasil passear na parcial mais fácil da partida: 25 a 17 e 2 sets a 1 para os brasileiros.

+ Clique aqui para conferir a agenda completa de todas as modalidades

IMPOSIÇÃO FRANCESA

O quarto set começou e o que parecia que seria tranquilo para a já classificada para as quartas de final Seleção Brasileira, foi bem diferente. Os comandados de Renan Dal Zotto chegaram a abrir três pontos de vantagem na parcial, que foi rapidamente recuperada pelos franceses.

Ngapeht e Jean Patry, deram o tom de como seria o set. Sem desperdiçar muitos ataques, a França se mantêve na cola do time brasileiro e, em um momento de desconcentração, aproveitou para abrir vantagem.

Correndo atrás do placar, o Brasil precisou arriscar e com isso aumentou o número de erros cometidos. Pelo outro lado, a França jogava com muita concentração e foram recompensados com a vitória na parcial: 21 a 25 e 2 sets a 2. O resultado levou a partida a ser decidida no tie break.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

LEAL, LUCARELLI E LUCÃO

Esses foram os protagonistas do longo tie break da partida. No começo da parcial, com protagonismo de Leal, o Brasil chegou a abrir uma vantagem de quatro pontos. Se manteve a frente até que, a estrela de Grebennikov brilhou. Líbero muito seguro durante a partida, ajudou a sua seleção a voltar para o jogo.

Thales passe para o Brasil
CRÉDITOS: DIVULGAÇÃO FIVB

A França não só empatou o set como virou pra cima do Brasil e chegou ao match point. Mas, Lucarelli brilhou, assim como Lucão que fechava a rede, o ponteiro não tomava conhecimento do bloqueio adversário e distribuía pancadas no território francês.

O ponteiro brasileiro foi para o saque e fez diferença. A vantagem estava com o Brasil. Parecia que a parcial ia se estender assim como o segundo set mas Leal tratou de dar números finais ao jogaço. 20 a 18 e 3 sets a 2 para o Brasil.

PRÓXIMA FASE

A Seleção Brasileira garantiu o segundo lugar do grupo B e agora aguarda a definição e o sorteio que ocorrerá para saber quem será seu adversário nas quartas de final do torneio olímpico.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo