Seleção Brasileira

Brasil iguala campanha de Eliminatórias da Copa de 70 e Tite segue invicto contra rivais sul-americanos em jogos oficiais

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Apesar de não encantar, a Seleção Brasileira está sobrando na América do Sul. O time lidera as Eliminatórias com 100% de aproveitamento, com seis vitórias em seis jogos. Possui 6 pontos a mais que a Argentina, a segunda colocada e ainda por cima tem o melhor ataque, com 14 gols marcados, e a melhor defesa, com apenas dois sofridos.

A campanha atual é tão significativa que igualou o melhor início de Eliminatórias na história da Seleção Brasileira. Na campanha que levou o Brasil para a Copa do Mundo de 1970, o time que tinha Pelé, Tostão e Jairzinho venceram todos os seis jogos. Vale lembrar que na época o formato de disputa era diferente do atual. Portanto, esse dado pode ser superado em setembro, quando o Brasil enfrenta o Chile fora de casa.

Ao compararmos com campanhas recentes nas Eliminatórias, levando em consideração apenas os primeiros seis jogos, em apenas uma edição o Brasil liderava a tabela de classificação, mesmo assim, com um aproveitamento distante do atual.

Eliminatórias até a 6ª rodada

2018: 6ª posição – 9 pontos – duas vitórias, 3 empates e uma derrota

2010: 5ª posição – 9 pontos – duas vitórias, 3 empates e uma derrota

2006: 1ª posição – 12 pontos – três vitórias e três empates

2002: 2ª posição – 11 pontos – três vitórias, dois empates e uma derrota

+ Brasil vence o Paraguai, encerra um tabu de 35 anos sem vitória no Defensores Del Chaco e mantém 100% nas Eliminatórias

+ ‘Não concordamos, mas nunca diremos não à Seleção Brasileira’, diz jogadores do Brasil sobre Copa América

+ Tite nega ter pensado em demissão da Seleção Brasileira, mas afirma: ‘não sou alienado e sei que as coisas acontecem’

Era Tite

A soberania aumenta ainda mais quando analisamos o histórico de Tite, que assumiu a Seleção Brasileira em 2016. Os números do treinador são realmente impressionantes. Sob o seu comando, o Brasil jamais perdeu para um vizinho sul-americano em partidas oficiais. Ao todo são 24 jogos, 18 nas Eliminatórias, com 16 vitórias e 2 empates, e 6 na Copa América de 2019, quando sagrou-se campeão com 4 vitórias e 2 empates.

Desde que assumiu o comando da Seleção Brasileira as derrotas são raridades, seja para seleções sul-americanas ou europeias. Apenas em quatro jogos o Brasil sob o comando de Tite foi derrotado e em três foram em amistosos, dois contra a Argentina e um diante do Peru. No entanto, o pior revés aconteceu justamente onde não deveria acontecer.

Na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, o Brasil foi superado pela Bélgica, por 2 a 1. Apesar da eliminação no Mundial, Tite continuou no cargo, situação que ocorreu apenas com Telê Santana, mantido no comando técnico da Seleção Brasileira após não conquistar a Copa de 1982. Os números mostram que a decisão da CBF foi acertada, já que apesar das polêmicas que cercam a entidade nos últimos dias, Tite manteve o foco e segue vencendo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo