Saúde

Brasil passa de 23 mil casos de coronavírus; OMS diz que atual pandemia é dez vezes mais letal que a da H1N1

Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira na Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da instituição, revelou que o Covid-19 é dez vezes mais letal do que a Gripe Influenza A (H1N1), responsável pela pandemia da gripe em 2009. A declaração foi dada por conta do pedido da OMS em uma lentidão na suspensão o confinamento ao redor do mundo.

Os dados coletados em vários países nos dão uma imagem mais clara desse vírus, de seu comportamento, da maneira de contê-lo. Sabemos que a COVID-19 se espalha rapidamente e sabemos que é letal: dez vezes mais do que o vírus responsável pela pandemia de gripe de 2009 – afirmou o diretor na sede em Genebra, na Suíça.

Vale destacar que o atual coronavírus já deixou mais de 115 mil mortes pelo planeta, segundo um balanço estabelecido pela AFP com fontes oficiais. Nos dados da OMS, a H1N1 deixou 18.500 mortos. O diretor da organização completou.

Sabemos que em alguns países, os casos dobram a cada 3 a 4 dias. Enquanto o COVID-19 se espalha muito rapidamente, diminui muito mais lentamente. Isso significa que as medidas devem ser suspensas lentamente e com controle – finalizou.

No último balanço do Ministério da Saúde, o Brasil tem confirmadas 1.328 mortes e 23.430 casos confirmados de coronavírus – números divulgados nesta segunda-feira pelo Governo. São Paulo é o estado com mais óbitos pela Covid-19 até agora no país – total de 608.

(Foto: Divulgação/OMS)

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo