Esportes olímpicos

Brasil tem quinze atletas afastados preventivamente do Grand Slam de judô na Turquia

Foto: Divulgação/CBJ

A equipe de judô brasileiro teve um desfalque grande para o Grand Slam de Antalaya, na Turquia. Quinze dos dezenove atletas foram afastados preventivamente da competição por conta de um caso positivo na seleção na semana passada, às vésperas do Grand Slam da Geórgia. Na ocasião, Eduardo Yudi, da categoria até 81kg, testou positivo para a Covid-19. A competição é importante, pois vale mil pontos no ranking de classificação para os Jogos de Tóquio 2020.  

Os 15 afastados são: Gabriela Chibana, Larissa Pimenta, Katelyn Nascimento, Jessica Pereira, Alexia Castillos, Ketleyn Quadros, Maria Portela, Ellen Santana, Beatriz Souza, Maria Suelen, Eduardo Yudi,Rafael Macedo, Leo Gonçalves, Rafael Buzacarini e Rafael Silva.

O meio-médio Eduardo Yudy Santos (81kg) apresentou resultado positivo no teste PCR3 (entrada na bolha sanitária) e, pelo protocolo das autoridades locais, todos os seus contactantes foram isolados, mesmo tendo resultados negativos nos exames feitos na chegada à Turquia. Eles estão sendo monitorados e atendidos de perto pelo médico da seleção brasileira, dr. Rafael Sugino, que acompanha a equipe na Turquia.  

– É um momento, realmente, de muito cuidado e precaução e que exige um esforço conjunto de toda a comunidade do judô para minimizar os riscos de contaminação e para que as competições aconteçam em ambiente seguro para todos os participantes. Nossos atletas estão frustrados, mas entendem que a saúde e a segurança de todos é prioridade – explica Ney Wilson Pereira, gestor de Alto Rendimento da CBJ.  

Esse é o penúltimo Grand Slam da temporada 2021 e o Brasil tem seis medalhas até agora. Três bronzes, duas pratas e um ouro.  

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo