Esportes olímpicos

Brasil mantém top 20 no Bobsled após duas descidas; Manex Silva é 58º

Brasil manteve ritmo e segue forte para classificar para final do Bobsled; Manex Silva virou recordista brasileiro.

Foto: Divulgação / Time Brasil / William Lucas

A participação brasileira nas Olimpíadas de Inverno de Pequim vai chegando ao fim, junto com os últimos dias da competição na China. No Bobsled, o Time Brasil se manteve forte chegando mais perto da final, enquanto a prova de Manex Silva no Esqui Cross Country teve tempestade, favorito desistindo, e recorde para o brasileiro.

Time Brasil na competição de Bobsled
Brasil manteve ritmo nas duas descidas e precisa terminar entre os 20 melhores para ir à final (Divulgação / Time Brasil / Wander Roberto)

A equipe masculina de Bobsled, na categoria com times de quatro homens, conseguiu melhorar os tempos das baterias de aquecimento e se manteve entre os 20 primeiros tempos. O time formado por Edson Bindinlatti (piloto), Edson Martins, Erick Vianna e Rafael Souza fez o tempo de 59s49 na primeira bateria, ficando a 1s36 dos líderes alemães, que fizeram o recorde mundial na mesma prova.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube

Na segunda descida, o trenó brasileiro fez mais uma boa volta em 59s60, apenas 0s89 atrás do tempo dos alemães líderes na bateria 2. Mais importante que a diferença para os líderes, o Time Brasil aumentou a vantagem sobre os que estão atrás. Os austríacos que fizeram o 21º tempo na primeira descida não mantiveram o nível e o intervalo subiu de 0s04 para 0s51. A nova equipe que persegue o Brasil é o Canadá, com 0s39 de diferença para os brasileiros após as duas descidas.

O Brasil volta para o gelo da pista de Yanqing no Bobsled na noite deste sábado, 19, a partir das 22h30, horário de Brasília. Para continuar até a disputa de medalhas precisará manter no mínimo a 20ª colocação.

Manex Silva na sua quarta competição em Pequim
Manex Silva participou de quatro competições no Esqui em Pequim (Divulgação / Time Brasil / William Lucas)

Depois do trenó brasileiro descer no gelo chinês, foi a vez de Manex Silva participar no Esqui Cross Country na prova de 50km. A competição já começou com uma tempestade forte que forçou a organização a atrasar o horário da largada e reduzir a distância total para 30km. Mesmo com adversidades, ao iniciar a prova, o jovem acreano já fez história: essa foi a sua quarta competição nas Olimpíadas de Inverno, um recorde para o Brasil.

O brasileiro terminou a prova com o tempo de 1h33m11s, com quase um minuto de diferença para o grego Apostolos Angelis. O ouro e a prata foram para o Comitê Olímpico Russo, com Alexander Bolshunov conquistando sua quinta medalha em Pequim (a terceira dourada) e Ivan Yakimushkin; o bronze foi para o norueguês Simen Hegstad Krueger, que ficou apenas 7s atrás do líder.

Russos superaram a Noruega no Esqui Cross Country
Alexander Bolshunov no chão após a chegada, perseguido de perto por Yakimushkin (com o número 3) e Krueger (número 4) (Divulgação / Olympic Russia)

Um dos favoritos para a prova, dono de quatro medalhas em Pequim, era o norueguês Johannes Høsflot Klæbo, que largou da primeira posição, desistiu após ir perdendo contato com a frente do pelotão. Depois do abandono, o norueguês revelou que foi para a prova ‘no sacrifício’, após não dormir na noite anterior por uma infecção estomacal.

Apesar das provas de Esqui Cross Country já terem se encerrado para o Brasil, Manex Silva terá mais um compromisso em Pequim. O atleta de 19 anos, na sua primeira Olimpíadas de Inverno, será o porta-bandeira brasileiro no encerramento, que será neste domingo, 20, a partir das 8h, horário de Brasília.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo