Esportes olímpicos

Brasil já tem três vagas confirmadas para Olímpiadas de Inverno 2022

Brasil já tem três vagas confirmadas para Olímpiadas de Inverno 2022
CBDG/Divulgação

Os Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio chegaram ao fim no dia 11 de agosto e agora chega o momento do Brasil se preparar para os Jogos de Inverno de Pequim 2022. Apesar de pouca tradição, os atletas brasileiros se preparam para a nova participação no torneio com temperaturas abaixo de zero. Até o momento, são três vagas verde e amarelas confirmadas para competição da capital chinesa, todas no esqui cross-country, sendo duas no feminino e uma no masculino. No entanto, expectativa é bater o recorde de participantes (13) e de modalidades disputadas numa mesma edição (7), ambas em Sochi 2014.

-Ter a oportunidade de participar dos Jogos Olímpicos de Inverno demostra o quão democrático o cenário esportivo brasileiro é e, principalmente, exemplifica o desenvolvimento do esporte brasileiro no cenário olímpico-, disse Sebastian Pereira, gerente executivo de Jogos e Operações Internacionais do COB. 

Com o início da temporada de inverno no hemisfério norte, os atletas brasileiros vão em busca da vaga olímpica, a partir do planejamento elaborado pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) e pela Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), com apoio do COB.

Por isso, além das três vagas já garantidas, o Brasil vai buscar representantes no esqui alpino, esqui estilo livre (moguls e halfpipe) e snowboard (cross e halfpipe), entre os esportes de neve; e bobsled (equipes masculinas e monobob feminino), skeleton, patinação artística, patinação velocidade e curling, nos de gelo.

– Mesmo considerando o momento atual de pandemia do Covid-19, nosso objetivo é sempre a busca de sermos melhores que a edição anterior do evento. Ou seja, evoluir nos resultados esportivos e no número de atletas brasileiros nos Jogos-, completou.

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022 está marcada para 4 de fevereiro. O evento já é histórico antes mesmo de começar já que pela primeira vez uma cidade que já abrigou os Jogos de Verão, em 2008, será sede também de uma edição de inverno. Além disso, uma das estruturas que será reutilizada é o lendário Ninho de Pássaro, palco da abertura do evento há 13 anos, que também receberá o desfile das delegações em 2022.

O torneio de Pequim 2022 abrigará com cerca de 3.000 atletas, em 109 eventos, de sete esportes olímpicos (15 modalidades), até o dia 20 de fevereiro.

Brasil nas Olímpiadas de Inverno

A história do Brasil nas Olímpiadas de Inverno, começou em Albertville 1992, na França, e a última participação foi em PyeongChang 2018, na Coreia do Sul. De lá para cá, foram oito participações brasileiras no torneio, com 35 atletas em oito modalidades: biatlo, bobsled, esqui alpino, esqui cross country, esqui estilo livre, luge, patinação artística e snowboard.

Na última edição das Olímpiadas de Inverno, realizada no território sul-coreano, o Brasil competiu com dez atletas, e foi a terceira maior delegação das Américas, atrás apenas de Canadá e Estados Unidos.

– Esperamos levar nossa maior delegação, tanto em número de provas disputadas, quanto em número de atletas. Grandes chances de qualificação no 2-man, 4-man e monobob, no bobsled e de estrearmos no skeleton com a Nicole Silveira, atleta muito promissora. Também acreditamos na terceira qualificação consecutiva daIsadora Williams. E trabalhamos pela classificação, embora mais difícil, na patinação de velocidade e no curling. Nós e os atletas estamos motivados para alcançar grandes marcas-, explicou Felipe Braun, Gerente de Esportes da CBDG.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo