Vôlei

Brasil vira o jogo e bate Turquia na Liga das Nações Feminina

FOTO: DIVULGAÇÃO FIVB

Depois de um primeiro set dominado pelas visitantes, a seleção brasileira feminina de vôlei virou o jogo pra cima da Turquia e venceu a partida por três sets a um, parciais de 19 a 25, 25 a 23, 25 a 23 e 25 a 23 para estrear na etapa de Brasília com vitória. O destaque do jogo foi a capitã Gabi, que se juntou ao grupo do Brasil para a disputa da segunda etapa da VNL.

FORMAÇÃO DIFERENTE, SET DE MUITOS ERROS

Entrando em quadra com Julia Bergmann no banco e Ana Cristina como oposta, o Brasil não se encontrou no primeito set. Com um saque forçado muito consistente da Turquia e com uma virada de bola supreendente, especialmente com a ponteira Senoglu, as visitantes conseguiam com facilidade prever os ataques brasileiros, anulando a velocidade de Macris e dificultando a virada de bola das comandadas de José Roberto Guimarães.

Gabi, capitã e principal jogadora da seleção nesse ciclo, não tinha vida fácil. Treinada por Giovanni Guidetti no Vakifbank – TUR, a ponteira brasileira estava sendo facilmente marcada pelo bloqueio adversário. Com isso, o Brasil se viu perdido e a Turquia abriu vantagem no set para não perder mais a parcial: 19 a 25.

O BRILHO DE JULIA BERGMANN, GABI E JOSÉ ROBERTO

O segundo set começou com uma mudança: Kisy no lugar de Ana Cristina. A jovem oposta canhota atuou no Minas Tênis Clube com Macris e tinha a seu favor o entrosamento com a levantadora. Mas, as coisas começaram ruins para o Brasil na parcial, com a Turquia abrindo larga vantagem no início do set.

Foi ai que brilhou José Roberto Guimarães. Além de promover a troca de opostas, o que equilibrou a virada de bola brasileira, o técnico tricampeão olímpico trocou a experiente Pri Daroit pela jovem jogadora da NCAA, Julia Bergmann. E a partir daí o jogo virou.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Com um excelente aproveitamento no passe e rodando as bolas que recebia, Julia foi mais um desafogo para a levantadora Macris, que já contava com grande partida de Kisy. Com as suas atacantres confiantes e conseguindo superar o sistema defensivo turco, Gabi teve mais espaço para brilhar e não decepcionou: Nos momentos mais difíceis, era ela quem colocava a bola nop chão.

O saque brasileiro começou a funcionar, especialmente com a central Diana que quebrou o passe de Meliha Ismailoglu algumas vezes durante sua passagem no saque para empatar e virar o segundo set, em que o Brasil não perderia mais. José Roberto ainda brilhou ao promover uma inversão 5×1 com a entrada de Roberta e Ana Cristina nos lugares de Kisy e Macris, passagem que contou com a brilhante atuação defensiva de Roberta para sacramentar a virada: 25 a 23.

CAROL, SEMPRE ELA

Os sets seguintes se desenrolaram de forma parcida: O Brasil conseguia abrir uma pouca vantagem, a Turquia corria atrás, mas não conseguia retomar o controle do jogo. Nesse momento, Guidetti já havia promovido uma verdadeira dança das cadeiras no seu time, com a saída de Senoglu , que já estava bem marcada, e a entrada de Hande Baladin, que fez bom jogo. O técnico tambpem mexeu em outras posições, buscando conseguir superar o bloqueio brasileiro.

Maior bloqueadora da competição, Carol foi também a melhor bloqueadora da partida. A jogadora do Praia Clube, time de Uberlândia, não facilitou a vida das turcas e trancou a rede para que o Brasil tivesse respiro. Com Carol bem no block assim como Diana, o sistema defensivo funcionou e tudo girou a favor do Brasil que com um duplo 25 a 23, venceu a Turquia na estreia em casa.

O próximo jogo do Brasil será amanhã, 16, ás 21h contra a seleção da Holanda.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo