Apesar de uma atuação baixa, o Brasil conseguiu bater o México por 1 a 0 e se classificar para a final do futebol masculino, nos Jogos Pan-Americanos de 2023. Pela oitava vez, a Seleção irá em busca do ouro das Américas, pela quinta vez em sua história. Pela frente, a amarelinha terá o Chile, os donos da casa, na grande decisão que reeditará um dos duelos pelo topo do pódio na história dos jogos.
O confronto marcará o reencontro de ambas as seleções após 36 anos, e será a segunda vez que Brasil e Chile decidem o ouro do Pan. A primeira vez ocorreu nos jogos de Indianápolis, nos Estados Unidos, em 1987. Naquela época, a Seleção Brasileira de Carlos Alberto Silva enfrentou alguns desfalques, mas conseguiu fazer uma boa campanha.
+ Para ficar por dentro de tudo dos Jogos Pan-Americanos, siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.
Na primeira fase, o Brasil passou como líder do Grupo B, que contava com Cuba, Canadá, e o próprio Chile (que passou como vice-líder). Após eliminar o México, adversário de ontem, nas semifinais, a Seleção conseguiu vencer os chilenos nas prorrogações por 2 a 0, com gols de Washington e Evair.
Aquela também foi a última vez que o Brasil levou o ouro. Além da edição de 1987, a Canarinho conquistou o primeiro lugar em 1967, 1975 e 1979. Já os donos da casa buscam a conquista inédita, que só teve a medalha de prata diante dos brasileiros como melhor campanha. A grande final será no sábado (4), às 20h, no Estádio Sausalito, em Vinã del Mar.