Mais Esportes

Brasil não dá chances para a Turquia e conhece adversário da semifinal da Liga das Nações

tandara garay macris brasil comemoracao brasil liga das nacoes
Foto: Divulgação/FIVB

Brasil x Turquia se enfrentaram nesse domingo (20) pelo encerramento da fase classificatória da Liga das Nações (VNL). A seleção brasileira levou a melhor e bateu o adversário por 3 sets 1: 25-18, 25-16, 25-27 e 25-15. Zé Roberto Guimarães mandou à quadra Macris, Tandara, Gattaz, Bia, Fernanda Garay, Gabi e Camila Brait. Do lado turco, Giovanni Guidetti escalou inicialmente a levantadora Ozbay, as ponteiras Smailoglu e Baladin, as centrais Erden e Kalac, a oposta Karakurt, e a líbero Akoz.

As brasileiras buscaram a vitória para confirmar o segundo lugar da fase inicial da VNL, enquanto o time turco precisava vencer para garantir a terceira colocação e fugir dos Estados Unidos na semifinal, contudo, parariam no caminho brasileiro.

+Vitória do Japão sobre a Alemanha tira chances da China e define os quatro classificados da Liga das Nações

O JOGO

O confronto entre Brasil x Turquia é sempre muito equilibrado. Mas dessa vez, equilíbrio não foi o que se viu em Rimini, na Itália. O time verde e amarelo impôs seu ritmo desde o início e não deixou a equipe turca gostar do jogo. Dessa forma, Gabi e Tandara comandaram o ataque brasileiro e com um fundo de quadra impecável, as comandadas de Zé Roberto chegaram a abrir 20 x 8 no primeiro set. O adversário tentou encostar mudando o ritmo da partida a partir do saque de Karakurt, mas com a inversão 5 x 1 em quadra formada por Dani Lins e Rosamaria, a seleção brasileira fechou a parcial em 25 x 18.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram

No segundo set, o bom volume de jogo brasileiro continuou dando a tônica do jogo e com Tandara desafogando no ataque, o Brasil fez 25 x 16 e 2-0 no placar. Nem as trocas de Guidetti na equipe turca surtiram efeito. O treinador italiano fez um rodízio nas pontas com as suas comandadas, mas não conseguiu parar o time brasileiro. Com o resultado parcial, as duas equipes conheceram seus adversários da semifinal da VNL. Sem poder ultrapassar nem o Japão, nem as brasileiras na tabela, as turcas ficaram com o quarto lugar e vão enfrentar os Estados Unidos, líderes absolutos da competição. Por sua vez, as comandadas de Zé Roberto enfrentam as japonesas na próxima fase.

O equilíbrio previsto para o duelo veio no terceiro set. A Turquia respirou no cangote do Brasil durante a parcial inteira e no final deu o bote. Vindas do banco, Meryem Boz, Aydin e Senoglu anotaram cinco pontos na parcial e foram o destaque na virada no set: 27 x 25 e 2-1 para o Brasil na partida.

Para a quarta parcial, Zé Roberto manteve em quadra as mudanças que fez para rodar a equipe, com Natália e Carol nos lugares de Gabi e Gattaz, respectivamente, e a Mayany no lugar de Bia posteriormente. A seleção bicampeã olímpica seguiu impondo seu ritmo no jogo, enquanto as turcas, com um time praticamente reserva, tentavam se aproveitar dos erros brasileiros na recepção. Com boa margem no placar construída no início da parcial, Zé Roberto fez a inversão 5×1 no final do jogo com Dani Lins e Ana Cristina. A equipe brasileira seguiu defendendo a maioria das bolas e tendo eficiência nos contra-ataques, e conseguiu fechar o set em 25-15.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo