Campeonatos

Brasileirão 2020: Clubes e CBF já enxergam jogos em janeiro de 2021

Em meio a crise mundial devido ao coronavírus, os calendários de quase todas as competições esportivas do mundo foram afetados. No Brasil, referente ao Campeonato Brasileiro, a entidade máxima do futebol nacional e os respectivos clubes defendem a permanência do atual formato de pontos corridos e 38 rodadas.

Só que, para isso, todas as partes já entendem a necessidade de realizar partidas em janeiro do ano que vem, ainda referentes ao campeonato deste ano. Essa ideia foi pautada na última videoconferência realizada entre CBF e os demais clubes participantes. O inicio do Brasileirão ainda em Maio, como previsto originalmente no calendário, já é dado como impossível.

Com isso, os campeonatos estaduais devem reiniciar primeiro, por conta de possuírem um deslocamento menor. É até uma forma de retomar o ritmo das equipes e testar medidas em estádios, no período de volta da quarentena. Ainda assim, por mais que seja o principal desejo da organização e das equipes, ambas as partes não podem garantir que o Campeonato Brasileiro siga o formato atual nesta edição. Por enquanto, a CBF não pensa em um sistema de grupos e mata-mata.

Sobre Libertadores e Sulamericana: A CONMEBOL se mostra bastante preocupada com a situação atual. Isso porque os voos internacionais e cruzamentos de fronteira devem demorar ainda mais para se normalizar. Dificilmente voltará ao modo comum de operar em 2020. Desta forma, dificilmente os torneios serão finalizados esse ano. Fora isso, a entidade que rege o futebol sul-americano já adiantou dinheiro a alguns clubes como forma de ajuda nesse período de pandemia.


Foto: David Nascimento/Esporte News Mundo

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo