Outro lado

Britânico é condenado por ataques racistas aos jogadores ingleses após final da Eurocopa

Foto; Reprodução/Instagram

Scott McCluskey, de 43 anos, foi condenado pela justiça britânica a cumprir toque de recolher aos finais de semana e pagar indenizações após posts racistas contra três jogadores ingleses na final da última Eurocopa, no dia 11 de julho. Ele admitiu ter feito os comentários em sua página no Facebook.

Os alvos das ofensas do britânico foram Marcus Rashford e Jadon Sancho, atletas do Manchester United-ING e Bukayo Saka, do Arsenal. Os jogadores, que são negros, foram atacados com mensagens ofensivas nas redes sociais após perderem suas cobranças na decisão por pênaltis contra a Itália depois do empate no tempo normal.

McCluskey foi condenado a pagar uma indenização de 100 libras, custos processuais de 85 libras esterlinas e mais 128 libras esterlinas de sobretaxa para cada uma das vítimas, algo em torno de R$ 2,3 mil no total, além de ter que seguir um toque de recolher aos fins de semana, onde será monitorado eletronicamente, por 40 semanas: iniciando aos sábados de 9h à meia-noite e continuando aos domingos de 12h à meia-noite. O britânico também precisará cumprir 30 dias de reabilitação.

+ Para saber tudo do esporte no Brasil e no mundo siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

– Crimes de ódio como estes têm um impacto enorme nos jogadores e em sua saúde mental – declarou Elizabeth Jenkins, diretora nacional do Serviço de Acusação da Coroa (CPS) para o futebol.

No julgamento, Scott McCluskey alegou ter usado maconha e que deletou os comentários após ser repudiado por outras pessoas nas redes sociais. Ao The Guardian, o juiz do caso, Nicholas Sanders, disse que a atitude do britânico foi abominável:

– Ninguém deve abusar de ninguém por causa da cor de sua pele, fazê-lo contra três jovens, claramente fazendo o melhor por seu país, é francamente repugnante – afirmou.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo