Ceará

Buscando se vingar pela eliminação de 2011, Ceará recebe o São Paulo no Castelão

Foto: Felipe Santos/Ceará SC

Nesta terça-feira (10), a Arena Castelão recebe uma partida que, dependendo do resultado, pode entrar para a história. Dono de uma campanha irretocável na fase de grupos, a qual fechou com 100% de aproveitamento, o Ceará busca continuar fazendo história na Copa Sul-Americana, e pra isso pretende contar com o apoio massivo da sua torcida no confronto de volta das quartas de final da competição, contra o São Paulo.

O Vozão foi derrotado no jogo da ida pelo placar de 1×0, após sofrer um gol de Nikão aos 70 minutos. A situação ainda poderia ser mais complicada devido a um pênalti cometido pelo lateral Victor Luís, mas o goleiro João Ricardo impediu um estrago maior defendendo a cobrança de Jonathan Calleri. O resultado deixou o confronto aberto para a partida de volta, e os alvinegros tem contas a acertar contra os tricolores.

CONFRONTO EM 2011

Ceará e São Paulo já se enfrentaram anteriormente pela Copa Sul-Americana. Comandado na época por Vagner Mancini, o Vovô foi eliminado na edição de 2011 do torneio, após vencer o confronto de ida, mas sofrer um revés por 3×0 na volta.

No primeiro jogo, dentro do saudoso Estádio Presidente Vargas, o Ceará começou melhor, impulsionado pela torcida que se fazia presente. Mas um banho de água fria veio aos 22, quando o São Paulo saiu na frente com gol de Rivaldo, após rápido contra-ataque puxado por Fernandinho. Entretanto, o Ceará não se abateu, e empatou a partida antes do final do primeiro tempo, aos 45, com Rudinei, após linda jogada de Osvaldo.

Marcelo Nicácio comemora o gol da vitória do Vozão (Foto: Reprodução/Agência Estadão)

A segunda etapa se desenhou ainda mais positiva para os cearenses, já que o volante Denílson, do São Paulo, foi expulso após levar o segundo cartão amarelo por falta feia em Osvaldo, logo no primeiro minuto do tempo complementar. Mesmo com um a mais em campo, o Ceará não conseguia tirar o empate do placar, com os tricolores equilibrando bem a partida. A situação só foi se modificar nos acréscimos, quando Marcelo Nicácio mandou uma bomba para o fundo das redes, após disputa de bola, fazendo a festa alvinegra e garantindo a vitória por 2×1.

Duas semanas depois, o confronto da volta aconteceu. Dentro do Morumbi, a partida começou bastante favorável ao Vovô, que armou um ferrolho no meio-campo, dificultando as ações do São Paulo. Os tricolores aparentavam nervosismo em campo, e não conseguiram levar muito perigo no primeiro tempo, com o time sendo vaiado pela torcida na saída para o intervalo.

Tricolores comemoram a vitória, enquanto um atleta do Ceará saí cabisbaixo (Foto: Reinaldo Marques/Terra)

Mas, para a infelicidade alvinegra, o São Paulo voltou impetuoso do vestiário, e abriu o placar logo aos 11 da segunda etapa com Anderson Luis, deixando tudo igual no agregado. Mas não era o fim: Aos 16, Lucas recebeu de Casemiro para ampliar o placar. E Dagoberto fechou o jogo aos 19, marcando o terceiro do tricolor paulista na partida. São Paulo 3, Ceará 0. O placar se manteria até o final, marcando a eliminação dos cearenses da competição.

E AGORA?

Em 2022, o Ceará é uma equipe muito mais estruturada do que foi no período da eliminação. Presente na primeira divisão nacional desde 2018, a equipe alvinegra é um time estabilizado, que consegue atrair jogadores do cacife de Rafael Sobis e Fernando Prass (Ambos jogaram pela equipe em 2020) e manter seus principais jogadores, como é o caso de Vina.

Ainda que o São Paulo seja um adversário forte, o confronto passa longe de estar definido. Comandado por Vina e Mendoza, o time alvinegro tem a capacidade de competir em melhores condições do que em 2011.

Ceará e São Paulo se enfrentam às 19h15 desta quarta-feira, na Arena Castelão, em Fortaleza. O jogo tem transmissão exclusiva da Conmebol TV.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo