Clubes

Cádiz, Alavés e Málaga lançam camisas solidárias para vencer o COVID-19

CAMISA SOLIDÁRIA DO DEPORTIVO ALAVÉS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Na primeira semana, o clube andaluz vendeu mais de 1.500 camisas – os recursos arrecadados com a iniciativa “Camisa Solidária” serão destinados ao combate ao coronavírus; a camisa comemorativa do Cádiz CF, por sua vez, é um agradecimento aos diferentes grupos que combatem o vírus – produto irá para o Ministério da Saúde

                 

Desde que o estado de alarme foi decretado no país, como consequência da emergência de saúde causada pelo COVID-19, todos os clubes da LaLiga – tanto a LaLiga Santander quanto a LaLiga SmartBank -, vêm desenvolvendo diferentes iniciativas para amenizar os efeitos do coronavírus. Doações financeiras, material de saúde e alimentação, transferência de espaços para clubes, caso as autoridades o exijam, ou participação em torneios virtuais como o LaLiga Santander Challenge, entre outros, são alguns dos gestos de solidariedade dos clubes espanhóis.

Por menor que possa parecer, qualquer gesto se soma ao contexto atual. E é assim que Cádiz CF, Málaga CF e Deportivo Alavés contribuem com seu grão de areia com o único objetivo de ajudar e arrecadar fundos para alocá-los a causas sociais. O lançamento das “camisas solidárias”, para que os torcedores também participem da luta contra essa pandemia, é o caminho original para esses clubes continuarem unindo esforços e demonstrando seu compromisso com a sociedade.

Cádiz CF vestirá branco e azul em seu primeiro jogo

A entidade cadista continua unindo forças e causas solidárias na luta contra o vírus. O clube decidiu lançar uma camisa que homenageia os médicos e enfermeiros, além dos diferentes grupos, que combatem o vírus há semanas. “É mais uma iniciativa de solidariedade que o clube vem desenvolvendo desde que surgiu o COVID-19. Fomos muito claros de que todo o trabalho social do clube deveria se refletir na sociedade, e com o que ela precisa do Cádiz CF”, afirma o presidente do clube, Manuel Vizcaíno.

“Queríamos homenagear o grupo de saúde – medicamentos, enfermeiros, auxiliares, cuidadores etc. -, usando as cores branca e azul nas camisetas, pois são representativas desse grupo”, explica Vizcaíno. “Além disso, e graças às diferentes organizações que nos autorizaram a incluir seus logotipos e emblemas, eles estão presentes na camiseta: Farmacêuticos, Polícia Local, Polícia Nacional, Bombeiros, Operação Balmis, Guarda Civil e Proteção Civil; juntos ao escudo do Cádiz CF”.

O clube está muito agradecido pela recepção positiva que a nova camisa teve entre os fãs. “Todas as previsões nos superaram. Em apenas 3 horas, quase 500 pedidos foram feitos e isso é algo que cresce não apenas com os fãs do Cádiz CF, mas também de toda a Espanha, que estão interessados ​​nesta iniciativa”. Como confirmado pelo presidente, a banda de solidariedade assumirá o centro do palco assim que a competição recomeçar: “No primeiro jogo que pudermos jogar nesta temporada, vestiremos esta camisa e também usaremos uma braçadeira preta em memória de Michael Robinson, que foi consultor de nossa entidade”.

Manuel Vizcaíno garante que todos os fundos arrecadados serão destinados ao Ministério da Saúde, como foi o caso do Troféu Carranza eSports organizado pelo clube e que pôde ser realizado “com a colaboração de todos os clubes da LaLiga SmartBank”. Entre outras medidas desenvolvidas pelo clube atualmente, há a criação de uma conta específica nas redes sociais do COVID-19, que coleta todas as informações dos diferentes municípios da província de Cádiz “para se tornar, em certa medida, em alto-falante de todos os organismos locais, autônomos e nacionais “. Com esta iniciativa, o “Cádiz CF deseja que todos os seguidores de nossos canais oficiais também tenham informações relevantes em primeira mão”.

Málaga CF destinará os recursos para 13 projetos sociais

A iniciativa ‘Camiseta Solidária’ do Málaga CF é “um projeto social para ajudar as pessoas que estão sendo deixadas para trás em uma situação de emergência social por esse isolamento”, diz Lucas Rodríguez, coordenador da Fundação MCF e através do qual promoveu este projeto. “Colocamos a camisa solidária à venda em 30 de março e, logo na primeira semana, vendemos 1.550 camisas. Está sendo um verdadeiro sucesso, a resposta dos fãs foi incrível”.

“Com o dinheiro que obtemos, colocaremos nosso grão de areia para que muitas famílias de Málaga que estão em situação grave possam receber essa ajuda, na forma de alimentos básicos e produtos de higiene”, explica o coordenador da fundação da entidade malacitana. Com a venda dessas camisetas (ao preço de 9,95 euros cada – pouco mais de 60 reais, na conversão atual), que atingirá os fãs quando o estado de emergência terminar, a solidariedade de todos os malaguistas será notada nas 13 associações e entidades que se beneficiam dos recursos arrecadados continue com suas ações sociais.

Deportivo Alavés presta homenagem ao pessoal da saúde em sua camisa

Esta iniciativa promovida pelo Deportivo Alavés segue a mesma linha do clube andaluz – isso, adicionado à venda de pulseiras com o lema “Aplausos Sanitários”, que pode ser comprado pelo preço de 1 euro por unidade ou 3 euros pelo pacote de quatro pulseiras. O Grupo Baskonia-Alavés, que inclui o time de futebol e o time de basquete Saski Baskonia, agradece publicamente este projeto pelo esforço que as agências de saúde estão desenvolvendo nesses tempos de crise.

A camisa da equipe vitoriana traz na frente o nome ‘OSI Araba’, que é a rede de saúde de Vitória e Álava. Este símbolo de agradecimento aos trabalhadores da saúde também será refletido na primeira partida disputada pelo Deportivo Alavés quando a LaLiga Santander retornar, já que os jogadores a usarão como uma homenagem àqueles que lutaram contra o vírus na linha de frente da batalha, e se preocupam dia após dia com as pessoas afetadas.

A camiseta especial chegará em maio, com o preço de 39 euros para adultos e 35 euros para tamanhos infantis (235 e 211 reais, respectivamente, na cotação atual). Os recursos arrecadados serão destinados inteiramente à Organização Colegial de Enfermagem, e servirão para o lançamento de diferentes projetos na seção de cooperação ‘Solidariedade Enfermeira’. Esses gestos solidários do futebol em geral, e da LaLiga com seus clubes em particular, continuam ocorrendo para minimizar as consequências dessa crise.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo