Corinthians

Camacho x Gabriel: opção tática que muda o ritmo de jogo do Corinthians

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Na quarta-feira (2), o Corinthians conseguiu a vitória pelo placar de 1 a 2, no Serrinha, contra o Goiás. O time escalado por Tiago Nunes contou com a dupla de volantes Camacho e Cantillo, que eram titulares até a paralisação do futebol. Essa opção foi mantida somente durante os 45 minutos iniciais, quando, no intervalo, Gabriel entrou no lugar de Camacho.

Questionado na coletiva pós-jogo, o técnico alvinegro explicou os motivos da mudança.

– A substituição foi uma opção tática, tendo em vista que o Goiás não jogou com um 9 de referência, jogou com um jogador móvel ali, um meia que fazia flutuação criava uma superioridade numérica no nosso meio de campo para tentar neutralizar isso, o Gabriel tem uma característica um pouco mais forte na parte defensiva, para tentar neutralizar esse jogador do Goiás no meio de campo e dar liberdade para o Cantillo ser um jogador nas entre linhas, para chegar mais ao ataque – disse.

Com Camacho em campo

É fato que o jogador está sem ritmo de jogo, mas outro fato é que Camacho é o melhor apoiador de Cantillo. Quando juntos, fica nítido como um potencializa o outro e conseguem um efeito cascata na atuação do time: saída de bola qualificada, distribuição e organização das jogadas, proposição de jogo e, portanto, fase ofensiva muito mais acentuada.

Camacho dá mais dinâmica no início das jogadas, fazendo a linha de três na saída de bola, assim, libera Cantillo e tem mais precisão no passe. O volante, mesmo ajudando muito, ainda teve falhas, fez faltas desnecessárias e não fez uma atuação absurdamente brilhante, muito pela falta de ritmo de jogo e foi substituído por Gabriel.

Com Gabriel em campo

É fato que Gabriel consegue agregar mais na proteção defensiva, desarmando o adversário e fazendo um papel de perseguidor, mas o atraso na saída de bola é nítida. A distribuição de bola não acontece de forma qualificada e Cantillo fica sobrecarregado no setor.

A intenção do técnico é compreensiva quando se fala em tentar neutralizar o adversário pelo meio campo, mas na prática, a substituição acabou prejudicando o ritmo do alvinegro, que ficou muito mais exposto. Sem saída de bola, o jogo não fluiu e o time quase não conseguiu ficar com a bola até levar o empate.

Tiago Nunes precisará optar por Camacho ou Gabriel no time titular e dar sequência. Dessa forma, técnico tem duas opções táticas bem diferentes e que acabam moldando o ritmo de jogo do Corinthians.

Leia também: Precisando de resultado e desempenho, Corinthians quase sai sem os dois contra o Goiás

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo