Grêmio

Campaz resolverá o problema de criação do Grêmio? Veja os números

Foto: Colômbia/Divulgação

Jaminton Campaz já chegou em Porto Alegre para assinar contrato com o Grêmio. O colombiano de 21 anos foi contratado junto ao Tolima e gera grande expectativa por ser uma das maiores promessas da Colômbia.

O Grêmio pagará algo em torno de 4 milhões de dólares (R$ 21 milhões na cotação atual), o que torna o meia, pela moeda brasileira, a contratação mais cara do tricolor. O atleta chega para dar novo gás e ânimo em um setor que vem sendo um problema na temporada gremista, o meio-campo.

Contudo, o atleta demonstra bons números e seu estilo de jogo pode contribuir sim com um meio mais dinâmico. O atleta deve atuar atrás do centroavante como um camisa 10, mas também pode jogar como extrema tanto pela esquerda quanto pela direita. O jovem canhoto de 1,65 tem no chute de fora da área, bom passe e capacidade de drible suas principais qualidades.

O Grêmio tem em Campaz um meia de intensidade e versátil como mostra o mapa de calo do atleta colombiano atuando pelo Tolima – Arte: SofaScore/Divulgação

Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Números totais e comparados aos de Jean Pyerre

Segundo dados do SofaScore, Campaz atuou Jaminton Campaz em 88 jogos pelo Tolima, sendo 62 como titular. Anotou 21 gols, deu 11 assistências e teve uma média de 178 minutos pra participar de um gol. O meia também deu 135 passes decisivos e teve 23 grandes chances criadas, o que demonstra sua intensidade e participação no jogo. Além disso, acertou 137 de 222 dribles tentados (62%) e teve 98 desarmes.

Ao comparar com o principal concorrente do colombiano, o meia Jean Pyerre, os números de Campaz são um pouco melhores. Tendo como recorte torneios nacionais e internacionais desde 2020, o camisa 88 gremista atuou 55 jogos, enquanto a nova contração jogou em 48 partidas. Porém, Campaz teve melhor média de gols (0,29 contra 0.18), melhor média de assistências (0.13 contra 0.09), mais passes decisivos (1.8 contra 1.7) e precisou de menos minutos pra participar de gols (199 contra 232).

Com a chegada do meia, a tendência é que o time fique mais intenso no setor de criação, já que Mathias Villasanti, volante paraguaio contratado pelo Grêmio, tem na movimentação sua principal característica. Campaz tem capacidade de organizar a equipe, trazer dinamismo e ajudar a resolver os problemas ofensivos da equipe. Agora é esperar e ver qual encaixe Felipão fará com o colombiano e se ele corresponderá as expectativas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo