Basquete

Campeã mundial de basquete, Ruth de Souza morre aos 52 anos de Covid-19

Foto: Divulgação/CBB

Ruth Roberta de Souza, campeã mundial de basquete em 1994, morreu na manhã desta terça-feira, 13. A ex-jogadora de 52 anos estava internada em uma UTI na cidade de Três Lagoas, no Mato grosso do Sul, desde o final de março em razão das complicações da COVID-19.

O quadro de saúde da ex-pivô piorou no dia 2 de abril, quando seus pulmões estavam 70% comprometidos e ela teve de ser internada. De acordo com sua família, Rutão, como era chamada, estava com a diabetes controlada e os rins funcionavam perfeitamente.

A família da ex-jogadora comunicou o óbito nas redes sociais da : “É com pesar que Nely e Rubens informam o falecimento da minha irmã Ruth Roberta de Souza hoje às 6:30 da manhã! Agradeçamos as orações, agora ela descansou!”.

A CARREIRA

Junto de companheiras como Hortência e Paula, Rutão foi campeã do Pan-Americano de Havana em 1991 – ela viveu e participou de uma das épocas mais triunfantes do basquete feminino brasileiro. Naquele ano, a equipe garantiu a vitória em cima de Cuba e recebeu as medalhas no pódio pessoalmente do então presidente do país, Fídel Castro.

Em 1994, ano do título Mundial, a seleção feminina derrotou os Estados Unidos na semifinal e bateu a China na final do campeonato. Além disso, pela primeira vez, o time participou dos jogos da Olimpíada de Barcelona, na Espanha, em 1992. A ex-jogadora retornou à sua cidade natal e se tornou treinadora de equipes em Três Lagoas.

Em homenagem a Ruth, a CBB fez uma postagem nas redes sociais relembrando a carreira e lamentando a morte da ex-atleta.

Membro da CBB, Paula Gonçalves, mais conhecida como Magic Paula, lamentou a morte da ex-companheira de quadra: “Perdi uma amiga, com uma história de vida de muitos desafios, mas que jamais perdeu sua doçura, sempre com seu jeito humilde e eficiente na convivência em grupo. Dia muito triste para mim. Ruth fazia parte da minha família e sempre era recebida com carinho, como merecia. Que ela faça esta passagem com muita luz”, relatou a dirigente.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo