Especial

Campeão inglês, temporada dos sonhos e primeira final: como chega o City à decisão da Champions

City
Foto: Dave Thompson via Imago Images

Campeão da Premier League e da Copa na Liga da atual temporada, o Manchester City chega à primeira final de Uefa Champions League de sua história. Após a chegada do técnico Pep Guardiola em 2016, os “Sky Blues” iniciaram uma era de dominância no território inglês, conquistando o campeonato nacional em três oportunidades (2017/18, 2018/19 e 2020/21).

                 

No entanto, até a temporada passada, a história na Champions era diferente. Apesar de relativo favoritismo, as eliminações eram precoces. Em 2018, ano em que venceu a Premier League com 100 pontos, o time parou nas quartas de final, sendo batido pelo Liverpool na ida e na volta. No ano seguinte foi a vez do Tottenham tirar os Citizens da competição, na mesma fase da temporada anterior. Em 2020, os comandados de Pep novamente ficaram nas quartas após serem eliminados para o Lyon, da França.

O que mudou? Na Inglaterra, o domínio nacional é evidente, mas ainda falta o que a torcida e o clube tanto almejam, o torneio continental. E quase todos os passos para conquistar a orelhuda foram dados, falta apenas o último. Confira em mais um especial do Esporte News Mundo como foi a trajetória do Manchester City até a final da Liga dos Campeões.

APESAR DO COMEÇO DIFÍCIL, O TIME ENCAIXA

Após ver o Liverpool ser coroado o grande campeão na temporada anterior, o clube de Manchester se viu na necessidade de contratar reforços para a defesa, setor mais carente da equipe. A chegada do português Ruben Días elevou o patamar da zaga dos Citizens. O também zagueiro Aké foi contratado junto ao Bournemouth, mas não rendeu o esperado.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Jogadores do Leicester comemoram gol de James Maddison (centro) na derrota do Manchester City por 5 a 2 no Etihad Stadium – 27/09/2020 (Foto: Catherine Ivill via Imago Images)

Apesar de um começo difícil de campeonato, inclusive acumulando uma derrota pesada para o Leicester em casa por 5 a 2 em setembro, o time encaixou com um ataque mais móvel. Mesmo com a longa ausência do ídolo Sergio Aguero por lesão no ataque, Guardiola conseguiu uma formação ofensiva com Mahrez, Sterling e o jovem Phil Foden. A partir daí, vieram as vitórias, a liderança e, posteriormente, mais um título inglês.

CHAMPIONS IMPECÁVEL

O Manchester City está invicto na atual Champions League e pode se tornar o décimo time na história do torneio europeu a ser campeão sem nenhuma derrota durante a campanha. Após passar da fase de grupos com cinco vitórias e um empate (tendo marcado 13 gols e sofrido apenas um), o time inglês venceu todos os jogos no mata-mata.

Veja o caminho do City até a decisão em Portugal:

-Fase de grupos:

Manchester City 3 x 1 Porto
Marseille 0 x 3 Manchester City
Manchester City 3 x 0 Olympiakos
Olympiakos 0 x 1 Manchester City
Porto 0 x 0 Manchester City
Manchester City 3 x 0 Marseille

-Mata-mata:

Oitavas: Monchengladbach 0 x 2 Manchester City / Manchester City 2 x 0 Monchengladbach
Quartas: Manchester City 2 x 1 Dortmund / Dortmund 1 x 2 Manchester City
Semifinais: PSG 1 x 2 Manchester City / Manchester City 2 x 0 PSG

+Leia mais sobre futebol internacional clicando aqui

TEMPORADA DOS SONHOS?

Sergio Aguero comemora seu segundo gol contra o Everton na sua despedida da Premier League – 23/05/2021 (Foto: Darren Staples/Sportimage via Imago Images)

A temporada 2020/21 dos azuis de Manchester já é memorável para a história do clube. É a primeira vez que o time chega em uma decisão de Champions League. O mais perto que os Citizens haviam chegado de uma final europeia foi uma semifinal em 2016 contra o Real Madrid.

Vale lembrar que é a última temporada do atacante argentino Sergio Aguero vestindo a camisa Sky Blue. O camisa 10 pode encerrar sua passagem memorável, que conta com 260 gols (maior artilheiro da história do clube) em 389 aparições e 12 títulos (sendo cinco da Premier League), com um inédito título continental.

O sonho pode se realizar neste sábado, dia 29, contra um compatriota. Em uma temporada marcada pelo fim de alguns jejuns no futebol europeu, como os títulos do Lille na França e da Inter de Milão na Itália após dez anos e a conquista inédita da Europa League pelo Villarreal, será que chegou a vez do Manchester City?

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo