Basquete

CAMPEÃO MUNDIAL! Flamengo domina o Burgos e conquista o Intercontinental de basquete

Foto: Divulgação/FIBA

O torcedor rubro-negro pediu “o mundo de novo”, e vai dormir com um sorriso no rosto neste domingo (13). Em Cairo, o Flamengo dominou o espanhol San Pablo Burgos e conquistou o bicampeonato mundial de basquete. A equipe carioca repetiu o feito de 2014, quando superou o Maccabi Tel Aviv no Rio de Janeiro. 

A vitória coroou a participação impecável do Fla na Copa Intercontinental da FIBA. Assim como na semifinal, contra o Lakeland Magic, o Rubro Negro não deu chances ao adversário, controlou o jogo do início ao fim e venceu por 75 a 62. Olivinha, cestinha do duelo com 17 pontos, e Luke Martinez, eleito MVP do torneio, foram os destaques da partida.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

O JOGO

O Flamengo começou pegando fogo no ginásio Hassan Moustafa. O time de Gustavinho manteve a forte marcação da semifinal e trabalhou muito bem a bola no ataque, com muita movimentação para abrir espaço pro melhor arremesso. Único remanescente do título de 2014, Olivinha teve uma atuação de gala no primeiro período e anotou 10 pontos com 100% de aproveitamento nos arremessos. O Rubro Negro chegou a abrir 13 a 4 nos primeiros minutos e terminou o quarto inicial 12 pontos na frente.

Os atuais bicampeões da Champions League da Europa voltaram mais ligados para o segundo período e esboçaram uma reação, sob o comando do americano Julian Gamble. No entanto, o Flamengo cadenciou o jogo e seguiu com muita precisão na frente. Com duas bolas seguidas de longa distância na reta final do quarto, Luke Martinez foi fundamental para o rubro-negro ampliar a vantagem antes do intervalo.

Com a liderança confortável, o Flamengo ditou o ritmo no segundo tempo. Luke continuou imparável nos arremessos de três (foram cinco convertidos em 10 tentativas no jogo) e ainda contribuiu na defesa. A experiência de jogadores como Franco Balbi e Olivinha foi decisiva para o time brasileiro manter a paciência e segurar o ímpeto dos espanhóis. A boa atuação de Vítor Benite, campeão mundial com o Flamengo em 2014, não foi suficiente para o Burgos.

Já com a mão na taça, a equipe carioca continuou a controlar as ações no último período. Nos minutos finais, jogadores e membros da delegação do Rubro-Negro não seguraram a emoção e soltaram lágrimas de alegria. Dentro de quadra, o time seguiu focado e deu números finais ao jogo em uma enterrada imperdoável de Dar Tucker. Dominante, o Flamengo sacramentou o bicampeonato mundial e fez a festa no Egito.

LUKE MARTINEZ, O MVP 

Assim como em 2014, quando o argentino Nicolás Laprovittola foi eleito, o MVP do Mundial não é brasileiro, mas veste a camisa do Flamengo. Nascido nos Estados Unidos e naturalizado mexicano, Luke Martinez brilhou com o manto rubro negro no Egito e vai levar pro Rio de Janeiro o prêmio de melhor jogador do torneio. Depois de marcar 14 pontos e converter quatro arremessos de longa distância em sete tentativas na semifinal, o ala de 31 anos anotou 15 na decisão, com cinco bolas de três e 50% de aproveitamento do perímetro, além de cinco rebotes, quatro assistências, três roubadas de bola e 20 de eficiência, líder do time ao lado de Olivinha.

A COPA INTERCONTINENTAL DA FIBA

Para se classificar à final, o Flamengo superou por 94 a 71 o Lakeland Magic, filial do Orlando Magic e campeão da G-League. Enquanto isso, os espanhóis derrotaram o Zamalek, que venceu a Liga Africana e o campeonato egípcio. Na disputa de terceiro lugar, os americanos levaram a melhor sobre os anfitriões e conquistaram a vitória por 113 a 78.

É a segunda vez que o Flamengo conquista o Mundial de Clubes, mas o torneio sofreu mudanças desde o primeiro título. Em 2014, o campeão da Euroliga, principal torneio de clubes da Europa, disputava a competição da FIBA. Por conta de uma briga entre os organizadores, a partir da temporada 2015/16 a vaga passou a ser destinada ao vencedor da Champions League da Europa, campeonato secundário do velho continente. Além disso, os campeões asiáticos e da Oceania não disputam a Copa. 

Atualmente o Intercontinental reúne os campeões da Champions League das Américas, da Liga Africana de Basquetebol e da G-League (liga de desenvolvimento da NBA), além da Champions da Europa. O San Pablo Burgos venceu as duas últimas edições, mas se classificou com o sexto lugar na liga espanhola. Em má fase, o time briga contra o rebaixamento na atual temporada. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo