Geral

Campeãs continentais, Argentina e Itália farão ‘Finalíssima’ em Londres

Argentina
Photo by Alexandre Schneider/Getty Images

Após o título da Copa América da Argentina e da Eurocopa da Itália, a UEFA e a Conmebol decidiram organizar uma espécie de supercopa, em que as seleções irão se enfrentar em jogo único, no dia 01 de junho de 2022, em Londres.

Segundo nota publicada pela AFA (Asociación del Fútbol Argentino), os dois órgãos futebolísticos prorrogaram um termo de cooperação conjunta, que também proporciona a programação de eventos para favorecer mais o futebol sul-americano. Um deles seria a chamada ‘Finalíssima’, jogada pelo campeão da Copa América e o campeão da Eurocopa.

+ Para saber tudo sobre Futebol Internacional, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Com a prorrogação dessa cooperação realizada pela Uefa e Conmebol, será feita a abertura de um escritório compartilhado pelos órgãos, em Londres, que será inaugurado em 2022. Com o crescimento das relações que a Conmebol se vê tendo com a UEFA, o presidente Alejandro Domínguez comentou sobre os acordos:

— Sentimos uma grande satisfação pelos frutos que estamos colhendo junto à UEFA pela excelente relação entre nossas instituições. Com a assinatura dessa renovação e ampliação do nosso memorando de entendimento, estamos lançando as bases para que essa cooperação fluida cresça e se desenvolva ainda mais. Além da Finalíssima entre Argentina e Itália em 01 de junho em Londres, outros eventos esportivos de alto nível serão adicionados, como corresponde à tradição do futebol sul-americano e europeu. A abertura do nosso escritório conjunto nos permitirá enfrentar novos projetos com agilidade e vigor em benefício de milhões de fãs em nossos continentes e no resto do mundo’, afirma o presidente.

Esse seria um jogo inédito na história, no qual os campeões dos torneios continentais se enfrentariam em uma grande final. Argentina e Itália venceram as competições em julho de 2021, após muitos anos sem conquistas e com muitas eliminações. Relembre a trajetória das seleções até o título continental:

Argentina: os hermanos caíram no grupo A da competição, que tinha Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia. Foi um jogo único contra cada adversário do grupo, terminando com 10 pontos, sendo 3 vitórias e 1 empate. No mata-mata, a Argentina venceu o Equador por 3 a 0, nas quartas de final. Na semifinal, derrotaram a Colômbia nos pênaltis por 3 a 2, após o empate por 1 a 1 no tempo normal. Na final, venceram o Brasil por 1 a 0, em pleno Maracanã. Foi o primeiro título do país após 28 anos.

Itália: foi o primeiro título da seleção italiana desde o tetracampeonato do mundo, em 2006. A Itália também caiu no grupo A, com País de Gales, Suíça e Turquia como seus adversários, vencendo os 3 jogos de 3 disputados, terminando em 1º do grupo. Nas oitavas de final, derrotaram a Áustria por 2 a 1. Nas quartas de final, a vítima foi a Bélgica, uma das favoritas da competição, vencendo por 2 a 1. Na semifinal, venceram a Espanha por 4 a 2 nos pênaltis, depois de empatar em 1 a 1 no tempo normal. Na final, derrotaram a Inglaterra, também nos pênaltis, por 3 a 2, depois de um empate por 1 a 1, com Jorginho sendo destaque nas cobranças e Donnarumma agarrando no gol, sendo eleito o melhor jogador da competição.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo