Futebol

Campeonato Francês é encerrado precocemente por determinação do Governo

A atual edição do Campeonato Francês será encerrada precocemente, mesmo com ainda dez rodadas pendentes. Isto ocorrerá tendo em vista o novo protocolo de segurança por parte do Governo da França, anunciado nesta terça-feira (28) pelo primeiro-ministro do país, Edouard Philippe. Na nova estratégia, eventos de esportes coletivos seguem proibidos, sem data para serem autorizados.

Atualmente, está em vigor a medida de quarentena obrigatória até 11 de maio, prazo que deverá ser estendido ainda por tempo indeterminado. Com isso, por conta da indefinição e pela logística necessária para a prática do futebol, a atual temporada da Ligue 1 será dada por encerrada.

Com isso, enquanto países como Inglaterra, Alemanha e Itália estabelecem protocolos para o retorno das competições, a França é o segundo país europeu a encerrar a temporada do futebol. Na última semana, a Federação da Holanda anunciou o fim do Cameponato Holandês também de forma precoce, por conta do coronavírus.

Liga ainda irá se reunir para resolver indefinições

Por conta do encerramento precoce, fica pendente a definição sobre o campeão, rebaixados e classificados para as competições europeias. Nos próximos dias, os dirigentes da Liga e dos clubes irão se reunir para decidir se haverá a proclamação de um campeão e de rebaixados, além de indicar os classificados para as competições europeias.

Vale ressaltar que a UEFA determinou a data de 25 de maio para que as federações-membro indicassem qual será o calendário de retorno de cada um delas, além de firmar 3 de agosto como o limite para que os participantes da Champions League e da Europa League sejam definidos.

Início da próxima temporada também está ameaçado

Por conta da provável extensão das medidas protetivas até setembro, o início da próxima temporada do Campeonato Francês também pode sofrer adiamento, visto que a previsão é que fosse iniciado entre justamente o fim de agosto e o início de setembro.

Suspenso em 13 de março, o Campeonato Francês tem o PSG como líder, com 68 pontos. Com 12 a menos, vem o Olympique de Marselha, na segunda posição. Pela tabela de jogos, ficariam dez rodadas por ser realizadas.

Foto: Reprodução

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo