Campeonato Mineiro

Por situação da Covid-19, Ministérios Públicos e Defensoria pedem que Campeonato Mineiro seja suspenso em 48h; Cruzeiro x Atlético seria afetado

Por situação da Covid-19, Ministérios Públicos e Defensoria pedem que Campeonato Mineiro seja suspenso em 48h; Cruzeiro x Atlético seria afetado
Foto: Renan Muniz/Caldense

Os Ministérios Públicos do Trabalho (MPT/MG), Federal (MPF/MG) e do estado de Minas (MPMG) e a Defensoria Pública da União (DPU) e também a Defensoria Pública de Minas Gerais recomendaram, de forma conjunta, à Federação Mineira de Futebol (FMF) e à Secretaria de Saúde do Governo de Minas Gerais (SES-MG), na tarde de ontem (8), que o Campeonato Mineiro seja suspenso em 48h em virtude do aumento de casos, dos índices de transmissão e de mortes causadas pela Covid-19 em Minas Gerais. Caso o desejo dos órgãos seja acatado, o clássico entre Cruzeiro x Atlético, marcado para o domingo (11), às 16h, no Mineirão, seria adiado.

É importante ressaltar que o pedido é para suspensão em até 48h e não por 48h, sendo o tempo de paralisação indefinido, perdurando de acordo com a situação da Covid-19 em Minas Gerais. A decisão valeria não só para o Superclássico Mineiro, mas para todas as competições esportivas no estado. Apesar da nota oficial divulgada pelos órgãos fazer uma recomendação, o documento deixa claro que existe a possibilidade de providências administrativas e judiciais contra os responsáveis pela realização das partidas, caso as recomendações não forem cumpridas. Veja a nota oficial, na íntegra, abaixo:

Os Ministérios Públicos do Trabalho (MPT/MG), Federal (MPF/MG) e do estado de Minas (MPMG) e a Defensoria Pública da União (DPU) expediram, na tarde desta quinta-feira, 8, recomendação conjunta à Federação Mineira de Futebol (FMF) e à Secretaria de Saúde do Governo de Minas Gerais, para que sejam suspensas as partidas de qualquer campeonato de futebol, “seja nacional, regional, estadual ou local; feminino ou masculino; profissional ou das categorias de base e intermediárias”.

No documento, as instituições recomendam que os jogos de competições nacionais, regionais ou estaduais só devem ser retomados quando a situação epidemiológica permitir.

A recomendação foi expedida em razão dos níveis alarmantes de disseminação da Covid-19 nas últimas semanas, que provocaram um aumento da média móvel de mortes diárias pela doença e levaram à decretação de medidas restritivas às atividades não essenciais em diversos estados brasileiros.

No documento os signatários citam dados divulgados pela imprensa registrando 320 casos de Covid-19 entre atletas e equipes técnicas durante a Série A do Campeonato Brasileiro de 2020, bem como sucessivos surtos nos clubes de futebol ao longo do campeonato que indicam “insuficiência dos protocolos e medidas adotas pela CBF e pelas Federações para evitar o contágio dos profissionais envolvidos na competição.

O descumprimento das medidas recomendadas poderá implicar na adoção de providências administrativas e judiciais contra os responsáveis que se mantiverem inertes em relação à situação apresentada na recomendação.

Até a publicação desta matéria, a Federação Mineira de Futebol (FMF) e a Secretaria de Saúde do Governo de Minas Gerais (SES-MG) não haviam se manifestado sobre as recomendações.

Para saber tudo sobre o Campeonato Mineiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo