Demais estaduais

Campeonato Paraibano terá início nesta quarta-feira; saiba tudo sobre a edição de 2021

Foto: Cassiano Cavalcanti - ASCOM/TREZE FC

A 111ª edição do Campeonato Paraibano começará nesta quarta-feira (14), e terá a primeira rodada distribuída durante a semana com quatro jogos. Quem abre a competição é, justamente, o atual campeão: o Treze, que recebe o Atlético de Cajazeiras, no Estádio O Amigão, em Campina Grande, às 20h. O Campeonato Paraibano, que é o quarto mais antigo do país, até ficou ameaçado de não ocorrer nesta edição por conta de falta de repasse financeiro referente a programas de incentivo do Governo do Estado da Paraíba e que inviabilizaria a participação do clubes no campeonato, devido a necessidade deste recurso para arcar com as despesas que as equipes teriam.

Inicialmente, o Campeonato Paraibano estava programado para ser iniciado no dia 17 de março, mas sofreu uma alteração nesta data inicial e passou para 31 de março o início da edição de 2021. Mas, o governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo, decretou que entre 27 de março e 4 de abril não haveria práticas desportivas no Estado, o que fez com que o início do campeonato fosse adiado mais uma vez e fosse postergado para começar nesta quarta-feira, 14 de abril.

CAMPEONATO COM OITO EQUIPES

Paraibano 2021 terá oito equipes na disputa do campeonato (Arte: Esporte News Mundo)

Na edição de 2021 do Campeonato Paraibano teremos apenas oito equipes disputando a primeira divisão estadual. Na edição passada, Sport Lagoa Seca e CSP foram rebaixados para a segunda divisão, contudo, como não foi realizada a disputada da segunda divisão estadual em 2020 pois a Federação Paraibana de Futebol (FPF) alegou inviabilidade financeira e sanitária. Ficou decidido então que na edição de 2021 seria realizada apenas com oito clubes remanescentes da edição de 2020.

Serão seis cidades representadas na elite do estadual. Confira: Em João Pessoa, o representante será o Botafogo-PB que mandará seus jogos no Estádio Almeidão; em Cruz do Espírito Santo, o representante será o São Paulo Crystal que jogará no Estádio Carneirão; Campina Grande terá o maior número de representantes no campeonato, serão três equipes, sendo elas o Treze, atual campeão, o Campinense e a Perilima, e terão como palco o Estádio O Amigão; em Patos, já no Sertão paraibano, teremos o Nacional que manda suas partidas no Estádio José Cavalcante; Sousa terá o representante que carrega o nome da cidade e disputará seus jogos no Estádio Marizão e em Cajazeiras o representante será o Atlético-PB, que joga no Perpetão. Abaixo, confira as praças esportivas que figurarão no Campeonato Paraibano de 2021.

Praças esportivas que serão utilizadas na disputa do Campeonato Paraibano (Arte: Esporte News Mundo)

FÓRMULA DE DISPUTA

O Paraibano de 2021 será disputado em quatro fases. Na primeira fase, comumente conhecida como fase de grupos, será disputada pelos oito clubes que se enfrentam em turno único e em jogos apenas de ida, espalhadas por sete datas no calendário. Com o fim dessa primeira fase, os seis primeiros colocados avançam para a segunda fase e o pior colocado nesta primeira fase será rebaixado para a segunda divisão.

Os dois primeiros colocados da primeira fase avançam direto para as semifinais e os quatro menos rankeados na fase inicial disputaram a segunda fase, que seria uma espécie de quartas de final e em jogos único (3º x 6º e 4º x 5º). Os dois que avançarem desta fase se juntarão aos dois primeiros colocados da primeira fase nas semifinais que serão disputadas em jogo único. A final será disputada em dois jogos, ida e volta, e quem sair vencedor no placar global dos dois jogos será declarado campeão estadual.

Todos os jogos do Campeonato Paraibano de 2021 serão transmitidos pela plataforma pay-per-view do Jornal da Paraíba, que transmitirá os jogos desta edição do Estadual. Os dois finalistas garantem vaga na edição de 2022 da Copa do Brasil, além de garantirem vaga, também, na Copa do Nordeste de 2022 (o campeão entra direto na fase de grupos e o vice-campeão irá disputar a preliminar do Nordestão), e os dois melhores na classificação final do campeonato que não estejam disputando nenhuma divisão nacional, serão classificados para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2022.

Será mais uma edição influenciada pelos impactos do coronavírus. Na edição de 2020, o campeonato ainda foi realizado com público, mas, foi paralisado assim como todos do país e retornou em 17 de julho. Em 2021 o campeonato não terá a presença do público e seguirá todos os protocolos de segurança sanitária estabelecidos pelos órgãos de saúde pública e também pela Federação Paraibana de Futebol para evitar a disseminação do Novo Coronavírus e prevenir a saúde dos envolvidos nas partidas do campeonato.

Confira os jogos da primeira rodada do Campeonato Paraibano:

14/04 | Treze x Atlético-PB – 20h
15/04 | Sousa x Botafogo-PB – 16h
17/04 | Nacional de Patos x Perilima – 16h
18/04 | São Paulo Crystal x Campinense – 16h

CAMPEÕES PARAIBANOS

O Treze é o atual campeão e entra na disputa em busca do bicampeonato estadual que não ocorre desde 2011, quando faturou a edição do campeonato de 2010 e 2011 do Paraibano, sendo bicampeão na oportunidade. O maior campeão estadual é o Botafogo-PB que detém 30 conquistas estaduais e nos últimos dez anos faturou cinco vezes o campeonato. Logo em seguida figura o Campinense com a conquista de 20 campeonatos estaduais e busca afastar um jejum de cinco anos sem levantar o troféu estadual e vêm de três vice-campeonatos seguidos.

O Treze é o terceiro colocado na lista de maiores campeões paraibanos, e conta com 16 conquistas estaduais, a última na temporada passada. Completam o top cinco de maiores campeões paraibanos o Cabo Branco, que conquistou 10 vezes o campeonato e o Auto Esporte levou o Estadual em seis oportunidades. Na edição de 2021 teremos seis campeões estaduais. Além de Botafogo-PB, Campinense e Treze, faturaram o Campeonato Paraibano em alguma oportunidade o Nacional de Patos, em 2007, o Sousa que foi campeão em 1994 e em 2009, e o Atlético de Cajazeiras faturou o campeonato em 2002. Confira, abaixo, a lista das últimas finais e últimos campeões das dez últimas edições do Campeonato Paraibano.

Últimos campeões paraibanos (Arte: Esporte News Mundo)

Para saber tudo sobre o Campeonato Paraibano, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo