Corinthians

Cancelada! Edição de 2021 da Copa SP de Futebol Jr. não será realizada; Timão é o maior vencedor da competição

Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

Na tarde desta quinta-feira (26), a Federação Paulista de Futebol (FPF), por meio de nota oficial, comunicou a suspensão do torneio, que seria realizado no mês de janeiro de 2021.

A “Copinha”, como o campeonato é carinhosamente apelidado pelos torcedores, é uma das competições mais tradicionais do futebol de base no Brasil.

No comunicado assinado pelo presidente da entidade, Reinaldo Carneiro Bastos, a Federação alega que, por conta de ainda vivenciarmos a pandemia da COVID-19, não havia garantias de que a competição fosse realizada de forma segura.

— A partir de todas as informações colhidas e diante do cenário de pandemia, concluímos que mesmo um rigoroso protocolo de saúde não seria o suficiente para garantir segurança a atletas, árbitros e demais profissionais envolvidos nos jogos, além da população das cidades-sede. E acima de qualquer compromisso está a vida — disse o dirigente da entidade máxima do futebol paulista.

Apesar do nome, o torneio abrange times da categoria sub-20 de todo o Brasil e até já recebeu equipes de outros países, como Providencia — México, Kashiwa Reysol — Japão, Pérolas Negras — Haiti, entre outros.

Na última edição, o campeonato contou com 128 clubes e foi realizado em um formato com grupos que com o passar das fases afunila para um mata-mata. Todos os clubes disputam dois lugares na final, sempre realizada no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o “Pacaembu”, no dia 25 de janeiro — aniversário da cidade de São Paulo.

Dono da Copinha

Em sua 51ª edição no ano de 2020, o Internacional-RS foi quem levantou a taça. Porém, o Corinthians é a equipe que detém o maior número de títulos do campeonato. O Timão já chegou a disputar 18 finais ao todo, e saiu vitorioso em 10 oportunidades — nos anos de 1969, 1970, 1995, 1999, 2004, 2005, 2009, 2012, 2015 e 2017.

A “Copinha” já revelou muitos nomes que vieram a fazer muito sucesso anos depois. Nomes como Casagrande, Deco, Willian (jogador do Arsenal da Inglaterra, atualmente), entre muitos outros, apresentaram seus cartões de visita pela primeira vez para a torcida corinthiana na competição, que é um marco tradicional nos inícios de temporada do certame futebolístico brasileiro.

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo