Futebol Internacional

Cardiff cobra indenização milionária por morte de Emiliano Sala

Foto: Loic Venance/AFP via Getty Images

A transferência não concluída do atacante argentino Emiliano Sala, vítima de um acidente aéreo em 2019, voltou a ser assunto no Reino Unido nesta semana. Isso porque segundo o jornal britânico “The Sun”, o Cardiff estaria exigindo uma indenização de 80 milhões de libras (cerca de R$496 milhões) ao Nantes, da França, argumentando perdas de direitos de TV e publicidade ocasionadas pela tragédia.

De acordo com o tablóide, que obteve acesso a um trecho do livro “A Verdade – A Morte de Emiliano Sala”, no entendimento do Cardiff City, a morte do jogador teve como consequência indireta o rebaixamento da equipe à segunda divisão inglesa na temporada 2018/19. O clube considera que os gols que o atacante argentino poderia ter feito naquela edição da Premier League fariam a diferença, evitando assim o descenso do Cardiff à EFL Championship. 

O argumento utilizado pelos galeses se baseia em um caso envolvendo o West Ham em 2007. Na ocasião, o Sheffield United entrou com um pedido alegando que os hammers quebraram as regras de atletas terceirizados ao contratar os argentinos Tévez e Mascherano, então jogadores do Corinthians. O Sheffield tentou fazer com que o West Ham perdesse os pontos obtidos diretamente pelos gols marcados pelo atacante, mas a reclamação não surtiu efeito. O Sheffield foi rebaixado mesmo assim. A equipe londrina, por sua vez, não perdeu pontos, permaneceu na Premier League, mas teve de pagar uma taxa de compensação de 26,5 milhões de libras.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

E não é de hoje que o assunto envolvendo a transferência de Sala vem se arrastando. Recentemente, o Nantes já havia entrado com um recurso no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) para obrigar que o Cardiff pague o valor da transferência do atleta – cerca de 15 milhões de libras. A equipe galesa reagiu através do pedido de indenização, afirmando que o Nantes é responsável pela morte do jogador. 

Emiliano Sala morreu no dia 21 janeiro de 2019. O pequeno avião particular que levava o jogador da França ao País de Gales, onde se apresentaria ao Cardiff, sofreu um acidente no Canal da Mancha, desaparecendo próximo à ilha inglesa de Guernsey. O corpo do jogador só foi encontrado duas semanas após o acidente, ainda dentro da aeronave, a 67 metros no fundo do mar. Já o corpo do piloto David Ibbotson nunca foi localizado.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo