Automobilismo

Carlos Sainz conquista primeira pole position da carreira em Silverstone

Na sua 150ª corrida, Carlos Sainz conquistou sua primeira pole position da carreira, superando o campeão Max Verstappen numa Silverstone chuvosa.

Foto: Divulgação / Mohammed Ben Sulayem

No seu 150º grande prêmio na Fórmula 1, o espanhol cravou sua primeira pole position da sua carreira. O espanhol da Ferrari bateu Max Verstappen por 0s072 e seu companheiro, Leclerc, por 0s315. Na décima etapa da atual temporada, é a sétima vez que a Ferrari conquista a pole position.

carlos sainz ao lado de nigel mansell (Divulgação / Mohammed Ben Sulayem)
Carlos Sainz recebeu seu primeiro troféu de pole position, este de Nigel Mansell (Divulgação / Mohammed Ben Sulayem)

A classificação no traçado do Reino Unido foi semelhante ao último fim de semana, no Canadá. A chuva fez sua presença ao dificultar o planejamento das voltas rápidas das equipes do grid e, novamente, colocou algumas surpresas durante a classificação. A primeira delas foi Nicholas Latifi, da Williams, superando pela primeira vez seu companheiro, Alexander Albon, ao desclassificá-lo na primeira etapa da classificação. O canadense ainda se classificou para o Q3, e largará em décimo.

Junto com Albon, as duas Haas e ambas as Aston Martins também foram eliminadas na primeira seção da classificação. Mesmo com alterações específicas para Silverstone e melhorias na equipe britânica, Stroll largará do último lugar, enquanto Vettel foi P18, a frente apenas de Stroll e Schumacher.

Enquanto os pilotos marcavam suas voltas e tentavam encontrar uma linha seca na pista molhada de Silverstone, os tempos passaram a melhorar até aproximadamente metade do Q2. No meio da seção, os pilotos começaram a ter mais dificuldade com a aderência, inclusive chegando a aquaplanar em alguns momentos, segundo um rádio de Lando Norris. Assim, os tempos se mantiveram e a disputa pela pole position teria uma pista mais encharcada.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

O começo do Q3 refletia a quantidade de água ainda na pista. Os tempos demoraram a retornar à média do Q1 e os melhores tempos acabariam chegando apenas no fim da sessão. A aderência na pista era evidente, até por um giro do campeão Max Verstappen, que conseguiu controlar o carro, mas perdeu uma boa volta.

Com todos demonstrando dificuldade de marcar uma volta perfeita em condições mais chuvosas, sobrou para Carlos Sainz segurar sua Ferrari número 55 nas curvas britânicas e cravar sua pole position. Fica à definir qual será a estratégia ferrarista para o domingo, 3, na corrida. Sainz larga na pole position, mas entre os classificados no top 4 é o pior colocado no Campeonato de Pilotos. A largada está marcada para às 11h, horário de Brasília.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo