Mais Esportes

Carreira, escolha pelo Japão, Copa do Mundo e mais: Rafael Henmi fala com exclusividade ao ENM

(Foto: divulgação/Benfica)

Com a Copa do Mundo de Futsal FIFA se aproximando, algumas histórias interessantes vão à tona. Uma delas é a do japonês, mas com pitadas de sangue brasileiro, Rafael Henmi, que jogará pelo Japão na competição mundial. O atleta, que atua no Benfica (de Portugal), nasceu na região de Shizuoka, mas é filho de pais brasileiros. Aos dois anos de idade, o ala veio com a família para o Brasil, onde permaneceu até os 15 anos, quando retornou ao país natal e iniciou a carreira no futsal.

                 

Leia mais sobre a Copa do Mundo de Futsal

+Brasil enfrenta República Tcheca, Vietnã e Panamá na primeira fase da Copa do Mundo de Futsal; veja os grupos

+Seleção Brasileira de Futsal é convocada para a Copa do Mundo: confira os jogadores que vão em busca do hexa

Incentivador e primeiro clube da carreira

Sobre o início da carreira, Rafael destaca qual foi o seu maior incentivador e relembra o primeiro clube que participou: “Aos 15 anos quando voltei para o Japão, meu maior incentivador foi meu pai, que procurou e foi atrás de muitos clubes do Japão para eu jogar. Até que um dia consegui uma oportunidade de ir treinar com o Nagoya Oceans”.

Escolha pelo Japão

Com os primeiros passos no futsal dados no Japão, Rafael Henmi não titubeou quanto a escolha de qual país defender. O ala, logo aos 17 anos, recebeu a primeira oportunidade na equipe principal da Seleção Japonesa e desde então veste a camisa do país asiático:

– Bom, a escolha foi fácil. Nasci no Japão, e comecei minha carreira no Japão, que logo foi me dado a oportunidade de estrear na seleção japonesa e nem pensei duas vezes. Era uma oportunidade muito boa com apenas 17 anos de fazer parte da seleção principal. E ter oportunidade de participar da copa do mundo de 2012, que ocorreu na Tailândia – destaca Rafael.

Luta pelo pódio na Copa do Mundo

Chegando a Copa do Mundo sem o posto de favorito, o Japão sonha em ir longe dentro da competição. Rafael Henmi destaca que a equipe luta para conseguir subir no pódio pela primeira vez na história: “Estamos treinando muito para ir o mais longe possível, estamos a preparar jogo a jogo. Mas para o Japão seria muito especial se conseguíssemos subir no pódio e vamos lutar para isso”, comenta.

Cuidado com a Espanha

Na primeira fase da Copa do Mundo de Futsal, o Japão está no Grupo E, ao lado da Angola, Paraguai e a forte Espanha. Rafael ressalta que os japoneses trabalham para vencer todos os jogos da fase de grupos, mas vê os espanhóis como um dos favoritos dentro do mundial, e pede cuidado com “todos os jogadores” da seleção europeia:

– Estamos a trabalhar para ganhar todos os jogos da fase de grupos. Claro que a seleção espanhola é uma das favoritas, por toda a sua história e a sua cultura dentro do futsal. Temos que ter cuidado com todos jogadores, são jogadores experientes, que estão acostumados a competir com os melhores, então todo cuidado é pouco – prevê Rafael.

Brasil favorito

Depois de uma campanha bem abaixo do esperado na Copa do Mundo de 2016 – eliminado nas oitavas de final para o Irã -, o Brasil tenta retornar ao topo do futsal mundial em 2021. Rafael rasga elogios aos atletas da amarelinha, além de ver os brasileiros como favoritos: “Brasil sempre será favorito. Por toda sua história e pelos seus jogadores. Brasil tem os melhores jogadores do mundo. Vejo uma boa seleção”, disse Rafael.

Ídolo no Benfica?

Desde 2013 no Benfica, de Portugal, Rafael Henmi conquistou inúmeros títulos. O ala foi campeão do Campeonato Nacional (2x), Taça de Portugal (2x), Taça da Liga (3x) e Supertaça de Portugal. Mesmo assim, o ala ainda não considera um ídolo dos encarnados: “Ser ídolo no Benfica ainda não, mas espero um dia ser. Benfica teve muito outros jogadores que estão na história do clube, como os campeões europeus de 2010”, analisou.

Japão, Emirados Árabes e Portugal

Em toda a carreira, Rafael Henmi atuou em três centros de futsal diferentes. No início da carreira, o ala atuou no Japão, na sequência rumou ao Emirados Árabes e por fim foi para Portugal, onde está até hoje. O atleta comentou sobre a adaptação em todos esses países:

– Japão acho que o início foi mais complicado, por conta do idioma e da cultura. Nos Emirados árabes, passei apenas 2 meses para disputar uma copa da Ásia. No Benfica a adaptação foi mais tranquilo por conta do idioma ser o português e a cultura ser muito parecida com a brasileira – disse.

Jogar no Brasil?

Com a carreira toda em países da Ásia ou Europa, Rafael revela que já teve curiosidade de atuar no Brasil. Entretanto, no momento, o ala assume que não se vê atuando no país sul-americano: “Já tive curiosidade em jogar no Brasil quando era mais novo. Neste momento não me vejo jogando no Brasil”, finalizou o atleta.

A Copa do Mundo de Futsal FIFA terá o pontapé inicial no dia 12 de setembro, com a grande final sendo realizada em 3 de outubro. O país sede do torneio será a Lituânia, pais localizado no sul da Europa. As partidas serão transmitidas pelo SporTV, além da cobertura completa do Portal Esporte News Mundo.

O Japão estreia na Copa do Mundo contra a Angola, no dia 14 de setembro, às 8h (horário de Brasília). O palco do confronto será a Arena Klaipéda.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo