Campeonato Brasileiro - Série B

Casa do Náutico, Aflitos comemora 82 anos; conheça a história do estádio

Foto: Tiago Caldas/ CNC

Pergunte ao torcedor do Náutico sobre o que ele tem mais carinho depois do próprio Náutico e você certamente ouvirá como resposta: Estádio dos Aflitos. O Estádio Eládio de Barros Carvalho (nome dado em homenagem a um ex-presidente do clube), como também é conhecida a casa alvirrubra, completa, nesta sexta-feira (25), 82 anos. Dentro dessa longa história estão inúmeros jogos que jamais sairão da memória do torcedor do timbu, e até um tempo de separação entre o clube e o estádio.

Apesar de ter 82 anos e ter sido fundado em 25/06/39, o terreno em que hoje fica o Estádio dos Aflitos já era campo de futebol em 1917. O local, a princípio, foi adquirido pela Liga Sportiva Pernambucana com o intuito de receber algumas partidas do campeonato estadual daquele ano. Entretanto, a Liga desistiu do espaço no ano seguinte.

Foi o Náutico que decidiu seguir fazendo uso do campo, quando o comprou por 250 mil réis. O alvirrubro instalou sua sede no terreno em 1921, e as arquibancadas foram concluídas em 1939. o primeiro jogo foi justamente contra o rival Sport, em um clássico dos clássicos, sendo o resultado uma vitória alvirrubra pelo placar de 5 a 2. O primeiro gol do estádio foi marcado por Wilson, do Náutico.

Aflitos lotado na comemoração dos 80 anos do estádio, em 2019 (Foto: JC Imagem)

O maior público do Timbu no estádio foi em 1970, em um clássico das emoções com o Santa Cruz, sendo o público 31.613 pessoas e o placar 1 a 0 para o Náutico.

Náutico e Aflitos estiveram separados por quase cinco anos. O clube deixou sua casa tradicional em 2013 para jogar em um estádio mais moderno, a Arena Pernambuco, que sediou a Copa do Mundo em 2014. Porém, a mudança acabou afastando o torcedor alvirrubro, pois a Arena, mesmo que na Região Metropolitana do Recife, ficava distante.

O retorno ao caldeirão começou a ser planejado em 2016, com a campanha Voltando para Casa, que tinha como propósito a arrecadação de dinheiro para reformar o antigo estádio.

A volta aconteceu em 16/12/2018, sendo marcada por um amistoso internacional contra o Newell’s Old Boys, jogo esse que terminou com a vitória do Náutico por 1 a 0, sendo o único gol da partida marcado por Thiago, prata da casa. A reinauguração dos Aflitos foi a maior renda em jogos de clubes de Pernambuco (R$ 1.576.220,00). No ano seguinte o aflitos foi palco da final da Série C, vencida pelo Timbu.

O Náutico também levantou troféu no estádio esse ano, quando foi campeão do Campeonato Pernambucano em cima do rival Sport.

Jogadores do Náutico comemorando gol contra o Newell’s, em amistoso no ano de 2018 (Foto: Divulgação/CNC)

O estádio tem algumas marcas e jogos interessantes. O gol mais rápido da história da série A foi marcado por Nivaldo, nos Aflitos, aos oito segundos do primeiro tempo, quando o atacante vestia a camisa do Náutico, em 1989. Foi na casa do Náutico onde aconteceu a famosa Batalha dos Aflitos, em 2005. E também foi lá onde o timbu rebaixou o rival sport na Série A de 2012, jogo esse jamais esquecido pelos alvirrubros.

Os maiores artilheiros dos Aflitos (jogando pelo Náutico):

Bita  – 126 gols

Kuki – 115

Bizu – 68

Nino e Ivanildo – 63

Geraldo José e Baiano- 60

Náutico nos Aflitos (1917-2021):

1.832 jogos
1.170 vitórias
360 empates
302 derrotas

O Náutico volta a jogar nos Aflitos pela 7ª rodada da Série B, nesse sábado (26), quando enfrenta o Remo. O Timbu espera vencer para manter a invencibilidade e a liderança do campeonato.

Para ficar ligado no Náutico, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo