Fortaleza

Caso vença o Ceará, Fortaleza será tricampeão cearense pela quarta vez na história

Foto: Divulgação/Fortaleza EC

Na tarde deste domingo (23), mais especificamente às 17 horas, o Fortaleza vai até a Arena Castelão para enfrentar seu arquirrival Ceará e buscar ser tricampeão cearense em 2021. Por ter a melhor campanha da segunda fase, o Leão tem a vantagem de jogar pelo empate na grande decisão, que será disputada em jogo único. O confronto histórico, que pode render o 44º título estadual ao Tricolor do Pici, terá transmissão do Nordeste FC e da TV Jangadeiro.

                 

+ LEIA MAIS | Após chegada de Vojvoda, Lucas Crispim ganha destaque no Fortaleza; veja nomes em evolução no Leão

Ser tricampeão do Campeonato Cearense não é uma novidade para o Fortaleza Esporte Clube. O Leão do Pici, em toda sua história centenária, já conquistou este feito em três oportunidades. Confira os anos e os adversários de cada uma das conquistas.

A primeira vez na qual o Fortaleza conquistou um tricampeonato estadual foi ainda na década de 20. Dentre os anos de 1926 e 1928, o Leão conquistou todos os títulos cearenses e confirmou o feito inédito. Curiosamente, o Tricolor de Aço não bateu seu arquirrival Ceará em nenhuma das decisões. A conquista veio após bater, respectivamente, os extintos Guarany e Fluminense e, por fim, o tradicional Maguari.

A segunda oportunidade aconteceu apenas na década de 2000. A sequência começou após 75 anos do primeiro tricampeonato. Em 2003, o Fortaleza bateu o Ferroviário e iniciou seu trajeto rumo aos três títulos seguidos do estadual. Em 2004, venceu o arquirrival Ceará e, em 2005, ao superar a equipe do Icasa, o Leão sacramentou a conquista do seu segundo tricampeonato cearense na história.

Para ficar por dentro de tudo que acontece no Fortaleza, siga o Esporte News Mundo no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Por fim, o terceiro tricampeonato veio mais rápido. Após perder o título estadual de 2006 para o Ceará e ver sua sequência ser interrompida, o Fortaleza engatou uma nova série de conquistas e, dessa forma, já foi tricampeão novamente. Vencendo o Icasa nas finais de 2007 e 2008 e o próprio Ceará na final de 2009, o Leão acrescentou mais três títulos seguidos à sua história. O curioso é que, neste caso, o Tricolor de Aço ainda conquistou outro título em sequência, caracterizando, assim, seu único tetracampeonato em seus mais de cem anos de existência. Cabe ressaltar, ainda, que a década de 2000 ficou conhecida entre os torcedores leoninos como “década de ouro”, pois o Fortaleza conquistou oito campeonatos estaduais (2000, 2001, 2003-2005 e 2007-2009) e participou da Série A do Brasileiro em três oportunidades (2003, 2005 e 2006).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo