Z - Futebol Agência ENM

Cássio alcança marca histórica na meta do Corinthians

Contra o Sport, Cássio vai se tornar o 6º atleta com mais jogos pelo Corinthians na história
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Na manhã do último domingo (27), o goleiro Cássio alcançou a marca de 250º jogos sem sofrer gols com a camisa do Corinthians, em duelo disputado diante do Red Bull Bragantino pelo Campeonato Paulista. Além de atingir esse grande feito, o arqueiro foi eleito o craque da partida.

Ao todo, são 242 partidas sem que o Corinthians sofra gols enquanto o ídolo está em campo. Somam-se a esses números um jogo pelo Grêmio, dois pelo PSV e outros cinco pelo Sparta Rotterdam.

Vale lembrar que o clean sheet, nomenclatura em inglês para quando um goleiro não sofre gols, só é concedido se o time do atleta passou o jogo inteiro sem ser vazado, mesmo que ele não tenha sido o goleiro que tomou o gol.

Referente ao Corinthians, nenhum goleiro havia passado mais de 100 jogos sem tomar gol até Ronaldo Giovanelli estabelecer o feito de 235 partidas sem ser vazado pelo Timão. Cássio passou essa marca na vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, no Brasileiro do ano passado.

Atualmente, o Gigante fica, em média, um jogo sem sofrer gol a cada 2,3 partidas. Trazendo para a realidade, seriam três duelos com a meta vazia a cada sete disputados pelo camisa 12 Alvinegro. Ronaldo fechou sua trajetória com um jogo sem sofrer gol a cada 2,56 partidas, ou quatro partidas a cada dez disputadas.


A marca é notável quando se leva em consideração outros goleiros icônicos do futebol brasileiro. Marcos, ídolo do Palmeiras, por exemplo, passou 150 jogos sem ser vazado nas 533 partidas feitas pelo arquirrival. Ou seja, quase 90 partidas a menos em um cenário semelhante.

Rogério Ceni, ídolo do São Paulo, ficou 418 jogos sem ser vazado nas 1237 partidas pelo clube do Morumbi. Em média, uma a cada quase três jogos (2,95), bem inferior à estabelecida por Cássio até aqui.

Segundo o site Transfermarkt, Dida tem pelo menos 190 jogos sem sofrer gol na carreira, mas a conta não leva em consideração torneios estaduais e nacionais do Brasil na década de 90, que elevariam bastante esse número – só pelo Corinthians já seriam mais 22. Ou seja, o campeão mundial de 2000 pelo Corinthians tem exatamente a mesma média de Cássio (um jogo sem sofrer gol a cada 2,3 partidas).

O melhor ano de Cássio em números absolutos foi em 2017, quando passou 33 das 67 partidas em que atuou sem ser vazado. Na média, seu melhor momento se deu em 2013, saindo zerado em 25 dos 49 jogos realizados, mais da metade.

Para mais informações sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo pelo Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo