Clubes

Categorias de base dos clubes catarinenses retornam aos treinos presenciais visando as competições nacionais

Fotos: Alceu Atherino/Avaí FC; Rafael Chiamenti Pedroso/ACF; Patrick Floriani/FFC
POR LORENA ABREU E VITÓRIA HASCKEL

As categorias de base dos clubes brasileiros pararam as atividades em março, por conta da pandemia de Covid-19. E em Santa Catarina não foi diferente. Avaí, Chapecoense e Figueirense interromperam todos os treinamentos e os jogadores puderam voltar para suas cidades, já que não havia previsão de retorno.

                 

Após quatro meses, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário revisado das competições das categorias de base, norteando as decisões dos clubes catarinenses quanto ao retorno dos treinos presenciais.

Serão disputadas as seguintes competições:

  • Campeonato Brasileiro Sub-20:

Início: 23/09/2020 Final: 7/02/2021

  • Copa do Brasil Sub-20

Início: 7/10/2020 Final: 30/12/2020

  • Campeonato Brasileiro Sub-17

Início: 11/10/2020 Final: 20/12/2020

  • Campeonato Brasileiro de Aspirantes

Início: 18/10/2020 Final: 21/1/2021 

  • Copa do Brasil Sub-17

Início: 25/11/2020 Final: 31/1/2021

  • Supercopa Sub-17 (caso a Chapecoense vença a Copa do Brasil ou o Campeonato Brasileiro)

11/2/2021 – 1 data

  • Supercopa Sub-20 (caso os clubes vençam a Copa do Brasil ou o Campeonato Brasileiro)

11/2/2021 – 1 data

Por não participar de nenhuma destas competições, o Figueirense ainda não tem previsão de volta das atividades na base. O clube aguarda a Federação Catarinense de Futebol (FCF) divulgar as datas dos estaduais Sub-17 e 20.

Avaí

O Avaí é o clube catarinense com melhor desempenho nas categorias de base e o 14º do Brasil. De acordo com o ranking atual do Database.com.br (revisado em março de 2020), o Leão tem 14 títulos e 9 vices, contabilizando 65 pontos. O clube está à frente de times como Botafogo e Santos. O ranking é um levantamento de mais de cem campeonatos de base, com mais de cem equipes, durante quatro anos. 

O ano de 2019 foi importante para a base do clube catarinense, que venceu os estaduais no Sub-15 e Sub-20, além da Copa Votorantim – Copa do Brasil Sub-15 e Copa Sul Sub-19, entre outros títulos. Na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2020, o Avaí chegou nas oitavas de final.

Avaí campeão da Copa Sul Sub-19 2019 sobre o Grêmio. Foto: Divulgação/Avaí FC

Para o retorno das atividades, o Leão vai aplicar na base o mesmo protocolo de saúde (em relação ao coronavírus) do profissional. O Sub-23, que se apresentou nesta segunda-feira (24), já realizou os testes obrigatórios na apresentação. O Sub-20, que vai retornar na próxima segunda, dia 31, também passará pelo mesmo protocolo. As próximas testagens serão feitas antes dos jogos oficiais. 

A preparação para as competições começa agora. O Sub-20 tem a Copa do Brasil confirmada e o Sub-23 tem o Campeonato Brasileiro de Aspirantes. O Sub-17 ainda não tem previsão de volta. Em relação aos estaduais, a FCF, em maio, publicou uma Resolução de Diretoria nº 20/2020 informando que as competições à nível estadual só seriam realizadas a partir do dia 1º de agosto, caso sejam autorizadas pelo Governo de Santa Catarina. Diante deste cenário, o Avaí aguarda as datas da Copa Santa Catarina do Sub-23 e do Campeonato Catarinense Sub-17 e 20. Já a Copa Sul Sub-19 não tem confirmação de sua realização em 2020. 

Mesmo com esse tempo fora dos campos, os atletas continuaram focados. De acordo com o supervisor da base avaiana, Alex Pereira, houve acompanhamento com o preparador físico de cada categoria, que esteve sempre em contato à distância. Mas, por maior que seja a preparação antes dos treinos, o calendário apertado será um prato cheio para as lesões.

– Estamos criando alguns protocolos com o departamento de preparação física, onde já sabemos que nosso pico de performance será em dezembro e janeiro. E, de antemão, vamos ter que trabalhar prevenindo, cuidando bem dessa parte física para que não haja perdas significativas – analisou Alex.

O retorno oficial das atividades, após as férias dadas pelo clube, aconteceu dia 4 de maio, quando todos os membros das comissões técnicas, de cada categoria, participaram de um fórum na plataforma Zoom. Foto: Reprodução/Avaí FC

Quanto à expectativa da volta aos gramados, Alex não esconde a saudade de vencer.

– O Sub-20 e Sub-23 nós estabelecemos como meta chegar na final, sermos finalistas (do Brasileirão de Aspirantes e da Copa do Brasil). A gente sabe da importância do calendário e do campeonato – finalizou.

Chapecoense

Seguindo os mesmos protocolos da equipe principal e da CBF, as categorias Sub-17 e Sub-20 do Verdão do Oeste retornaram nesta quarta-feira (26) às atividades. Os atletas e as comissões técnicas das duas categorias foram testados e todos os resultados foram negativos para Covid-19.

O Sub-20 retorno aos treinamentos presenciais focado no Campeonato Brasileiro Sub-20 e no Campeonato Catarinense Sub-20, que ainda não possui data definida pela FCF. Já o Sub-17 foca totalmente no Campeonato Brasileiro da categoria, com data prevista para iniciar no dia 11 de outubro.

Os jogadores das categorias Sub-17 e Sub-20 da Chapecoense retornaram nesta quarta (26) às atividades presenciais no clube. Foto: Cristian Madoglio/ACF

No decorrer das competições os jogadores serão testados regularmente antes de cada partida e seguirão um calendário de trabalho específico, a fim de prevenir contaminações. Segundo o diretor das Categorias de Base do Verdão, Sadi José Morgan, uma das principais preocupações nessa primeira etapa da retomada é em conscientizar os atletas dos cuidados necessários.

– Nossa equipe de comissão da base teve um trabalho muito importante para montar um calendário, para montar os cuidados que eles que eles têm que ter no dia a dia, nos treinamentos, na alimentação, quando eles estiverem em casa. Para eles seguirem algumas regras (…) Nesses próximos dias o cuidado deles tem que ser redobrado, porque agora que começa o trabalho e a gente não pode ter casos.

Com a paralisação dos treinamentos desde março, o clube direcionou as atividades dos atletas de duas formas. Em um primeiro momento com treinos supervisionados pelos preparadores físicos e depois com treinamentos instruídos pelo clube e os atletas apenas reportando que era realizado.

Agora, estando presentes no clube, os jogadores passam a ter um trabalho individualizado e baseado nas necessidades de cada atleta, focando em avaliações musculares e articulares. Os Departamentos de Fisiologia e Fisioterapia, em conjunto com o Departamento Médico (DM) e os preparadores físicos, buscam prevenir uma das principais preocupações nesse retorno do futebol, as lesões.

Pensando no bem estar dos atletas, eles ainda terão à disposição toda a estrutura do clube, incluindo alimentação e suporte financeiro, ficando vetada apenas a utilização dos alojamentos do clube, por conta do risco de contaminação.

A utilização de peças da base nas equipes principais vêm trazendo retornos dentro e fora de campo para os times brasileiros. Na Chapecoense isso não é diferente, Foguinho e Vini Locatelli são alguns dos exemplos de crias da base do Verdão do Oeste que vêm ganhando espaço no elenco profissional. Durante a temporada 2020, quase metade da equipe profissional da Chapecoense é composta por atletas formados em sua categoria de base. O retorno das competições estaduais e nacionais é vista por Morgan, como uma oportunidade dos atletas mais jovens serem aproveitados pela equipe principal. 

 – É uma motivação maior, por ser um ano que a equipe profissional está utilizando tantos atletas da base. Esses atletas estão dando retorno que todos nós esperamos e que até a comunidade Chapecoense cobra por isso, que a gente dê oportunidade para nossa base. (…) Com certeza a Chapecoense vai colher esses frutos porque a finalidade da base é apresentar bons atletas para a equipe profissional. Eu acredito que estamos no caminho certo.

Foguinho, destaque da Copa São Paulo 2020, integra o elenco principal da Chapecoense. Foto: Reprodução/ACF

Nas últimas semanas a Chapecoense anunciou a contratação de dois profissionais para o Departamento de Futebol de Base. Luther Eduardo Bissacot Alves assumiu a coordenação geral enquanto Dennys Dilettoso Bellard, assumiu a coordenação técnica das categorias de base. Luther possui Licença B e C como treinador pela CBF e já atuou como Coordenador Geral das categorias de base do Juventude. Já Dennys é formado em Educação Física e já atuou na coordenação técnica das categorias de base do Paraná Clube.

– Eles terão um tempo para programar o nosso trabalho para o próximo ano, onde terá o retorno de todas as categorias. Eu acredito que com essas duas pessoas com qualidades, que vão nos ajudar muito, a base da Chapecoense tem a ganhar. Esperamos que toda a equipe possa fazer um bom trabalho. – afirma Morgan.

PARA SABER TUDO SOBRE OS TIMES DE SANTA CATARINA, SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Categorias de base dos clubes catarinenses retornam aos treinos presenciais visando as competições nacionais | DF MANCHETES

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo