Futebol

CBF mantém rodadas do Brasileiro durante Data Fifa; Marcos Braz, do Flamengo, ironiza: ‘Futebol agradece’

CBF Flamengo

Em nota oficial divulgada na noite desta sexta-feira, a CBF negou o adiamento das partidas do Campeonato Brasileiro durante a Data Fifa de outubro. Havia uma promessa e um entendimento de que os jogos dos clubes com jogadores convocados seriam adiados. Mas, antes mesmo de divulgar o comunicado, a CBF já havia informado ao Flamengo sobre sobre a manutenção das partidas, o que não caiu bem pelo lado Rubro-Negro.

                 

Após a nota divulgada pela CBF, o vice-presidente de Futebol do Flamengo Marcos Braz ironizou a decisão da entidade. O dirigente usou uma fala de Juninho Paulista, coordenador da Seleção, durante a última convocação de Tite, de que as partidas seriam adiadas.

– Futebol agradece! – publicou Braz no Twitter junto com o vídeo de Juninho Paulista.

Com a manutenção das partidas pela CBF, o Flamengo terá quatro desfalques nas partidas contra Red Bull Bragantino e Fortaleza nas próximas semanas: Gabigol e Everton Ribeiro, na Seleção Brasileira, Isla, do Chile, e Arrascaeta, do Uruguai. Os quatro foram convocados para a Data Fifa de outubro, que vai três partidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

+ Diego reclama de dores e pode ser mais um desfalque no Flamengo

+ Flamengo confirma lesão no adutor da coxa de David Luiz

Apesar da promessa do adiamento das partidas, houve divergência interna na CBF sobre a decisão, o que levou a manutenção do calendário. Ainda nesta sexta-feira, jogadores de 19 clubes da Série A assinaram um documento em que pediam para as os jogos não serem adiados e para o Campeonato Brasileiro ser encerrado na data que estava programada: 5 de dezembro. O único clube que não teve jogadores assinando o documento enviado a CBF foi o Flamengo.

No entanto, mesmo com a manutenção das partidas durante a Data Fifa, a CBF revisou o calendário e mudou os dias de encerramento do Brasileiro e da Copa do Brasil. As novas datas são, respectivamente, 9 e 15 de dezembro.

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook .

Confira a nota da CBF na íntegra

Sobre as partidas do Campeonato Brasileiro da Série A a serem realizadas durante os períodos das duas próximas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022, nos meses de outubro e novembro, a CBF esclarece:

1. A entidade recebeu nesta quinta-feira, 30 de setembro, ofício da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF) reforçando a necessidade do pleno cumprimento do acordo firmado junto ao Ministério Público do Trabalho em agosto de 2020, que estabelece a primeira quinzena de dezembro como prazo limite para encerramento das atividades desta temporada.

2. Este acordo, homologado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, quando da retomada dos jogos no Brasil após a parada dos campeonatos por conta da pandemia, garante férias integrais e um período adequado de pré-temporada aos clubes e atletas antes do início das competições de 2022.

3. A intenção inicial da CBF era promover o adiamento dos jogos da Série A durante as duas próximas datas FIFA, pois contava com a possibilidade de remarcar os jogos adiados utilizando datas até 29 de dezembro. Porém, após um estudo detalhado da tabela, os adiamentos tornaram-se inviáveis por conta da inexistência de datas disponíveis a partir da limitação estabelecida no acordo com os atletas.

4. Diante da impossibilidade de que sejam feitos todos os ajustes necessários no calendário da temporada atual, as referidas rodadas serão mantidas conforme originalmente marcadas.

5. Em anexo, a CBF divulga o calendário revisado contemplando os jogos do Campeonato Brasileiro Série A e da Copa do Brasil, que se encerrarão nos dias 09 e 15 de dezembro, respectivamente, em linha com o acordo firmado. Importante frisar que a data de encerramento do Campeonato Brasileiro da Série A foi ajustada, de 5 para 9 de dezembro, em decorrência da final da Copa Libertadores da América ser disputada entre dois clubes brasileiros e dos remanejamentos realizados na data Fifa de setembro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo