e-Sports

CBLOL 2022: Guigo comete injúria racial e se pronuncia: “Nessa época, eu não entendia o peso das minhas atitudes”

Foto: Cesar Galeão/Riot Games

Na noite da última terça-feira (3), Guigo, toplaner da RED Canids, foi alvo de exposed por um usuário anônimo, que publicou em seu Twitter, várias mensagens onde o jogador profere diversas ofensas racistas.

(Imagem: Reprodução/Twitter)

Mayumi, ex-namorada de Guigo, desabafou em um perfil secundário sobre o caso após ser atacada nas redes sociais. 

(Imagem: Reprodução/Twitter)

Após as mensagens virem à tona, Guigo assumiu a autoria das mesmas e disse ter cometido o crime de injúria racial quando ainda tinha entre 14 e 15 anos. O jogador se pronunciou em nota oficial.

“Oi pessoal. Surgiram alguns prints e preciso falar com vcs sobre eles. Primeiro e mais importante de tudo, casos de racismo são seríssimos e preciso tratar isso dessa forma. As conversas divulgadas fazem parte de um grupo de facebook messenger que eu fazia parte, mais ou menos em 2017. Nessa época, com 14/15 anos, antes de entrar pra RED, eu não entendia o peso das minhas atitudes.

Com o tempo aprendi a importância que cada palavra e atitude têm para todos ao meu redor, e mudei meu comportamento de acordo. Isso não muda o fato de que minhas atitudes foram erradas e têm seu peso, por mais que eu tenha aprendido e mudado.

Peço desculpas pelas minhas atitudes do passado, mesmo sabendo que apenas desculpas não são suficientes para reparar o que aconteceu. Podem ter certeza que aprendi e mudei. Aprendi sobre como certas falas reproduzem formas de racismo. Sobre como algumas atitudes expõem o racismo estrutural que às vezes nem nos damos conta em que vivemos. Sobre como precisamos agir para enfrentar o racismo presente em nossas instituições sociais, o tempo todo. Espero que todos entendam a seriedade disso e possam aprender com os meus erros do passado”.

A RED Canids também se posicionou sobre o caso e disse reconhecer a gravidade do assunto e dos seus atos e que ações devem ser tomadas.

Até o momento, a Riot Games Brasil não se pronunciou sobre o caso envolvendo o jogador.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo