Ceará

Ceará é o primeiro clube nordestino a chegar na final do Brasileirão Sub-23

Foto: Divulgação / CearaSC.com

O Ceará segue evoluindo em todas as modalidades. Prestes a disputar o Campeonato Brasileiro Sub-18 Feminino e lançando projeto de captação e formação de jovens atletas no interior da Paraíba, o Vovô carimbou sua vaga na final do Brasileirão de Aspirantes ao vencer o Juventude-RS nos jogos de ida e volta e se tornar o primeiro clube da região do Nordeste que chega à final da disputa Sub-23.

                 

LEIA MAIS | Diogo Silva e Marthã são diagnosticados com Covid-19

Boa estrutura, investimento cada vez maior e valorização das categorias de base. Essas são as “fórmulas” que o Alvinegro de Porangabuçu tem usado para o sucesso de suas modalidades. Bem no Campeonato Brasileiro da Série A e com sonho vivo de disputar uma pré-Libertadores, o Vovô fez está fazendo história ao ser o primeiro time nordestino que chega à uma decisão do Brasileirão Sub-23.

Dono da melhor campanha geral da disputa de Aspirantes, o chegou até aqui fortalecendo a equipe através de apostas em destaques do futebol cearense, contratando atletas de outros clubes e acreditando no potencial dos “pratas da casa”, além de dar oportunidade a jogadores com passagens polêmicas por outros clubes, como é o caso do atacante Wesley “Pimbinha”, que recentemente fora dispensado do time profissional do Ferroviário sob acusações, que ele desmente, de ter ameaçado um ex-colega de equipe. O atleta, que afirma ter dado a volta por cima, mostrou faro de gol balançando as redes cinco vezes em 10 jogos.

Apesar de ser a quarta edição da competição, essa é apenas a segunda que o Alvinegro participa. A primeira vez que disputou foi em 2019, quando sequer passou da primeira fase e terminou como vice-lanterna do seu grupo somando apenas sete pontos em oito jogos.

Antes do Vovô, o baiano Vitória foi o nordestino que mais vezes teve chances de ser finalista. Mas bateu na trave em 2018 e 2019, eliminado por Internacional e Grêmio, respectivamente. Na edição passada, por exemplo, o Bahia também chegou às semis, mas acabou caindo para o campeão Colorado.

Recuperado de uma campanha medíocre na temporada anterior, o Ceará chegou em 2020 surpreendendo a todos e mostrando a força do futebol nordestino. Na primeira fase, terminou como líder geral ao conquistar 19 pontos em oito jogos com seis vitórias, um empate e apenas uma derrota, marcando 21 gols, sofrendo apenas sete e tendo um saldo excepcional de 14, além de um aproveitamento de 79%.

Na segunda etapa, onde oito times foram divididos em dois grupos, o time cearense voltou a ter a melhor campanha. Foram 12 pontos somados nos seis jogos disputados, com quatro vitórias e dois empates, calculando 66% de aproveitamento. A equipe que chegou mais perto da campanha do Alvinegro foi o Vila Nova – GO, seu adversário na grande final da competição, que ficou em segundo lugar com 10 pontos ao ter vencido três das seis partidas, empatado uma e também perdido duas.

Já na reta final, o Vovô não quis saber de vacilar. Venceu o Juventude-RS nos duelos de ida e volta no placar agregado de 3 a 0. No confronto de ida, em terras gaúchas, os cearenses foram superiores e saíram com o êxito de 2 a 0 com gols marcados pelo centroavante Cristiano. Ambos na primeira etapa. Na volta, nessa quinta-feira (14), o alviverde até tentou, mas não foi páreo para o time de Porangabuçu que fez seu mando de campo valer e venceu por 1 a 0 com gol de Rafael Carvalheira, também no primeiro tempo.

Classificado, dono da melhor campanha nas três fases (primeira, segunda e semifinal), – já que tem saldo de gols três contra saldo um do Vila Nova, que perdeu o jogo de ida para o Fluminense por 2 a 1 e venceu o de volta por 2 a 0 – o Vovô já faz história antes mesmo de saber se irá ou não levantar o troféu de campeão nacional.

O Alvinegro de Porangabuçu é o primeiro clube do futebol do Estado do Ceará e do Nordeste que chega à final do Brasileirão de Aspirantes, elevando mais ainda o patamar nordestino.

Veja abaixo as finais das quatro edições do Campeonato Brasileiro Sub-23.

2017 – Internacional 3×1 Santos / Santos 1×1 Internacional
Inter campeão

2018 – Internacional 0x1 São Paulo / São Paulo 2×1 Internacional
São Paulo Campeão

2019 – Internacional 0x0 Grêmio / Grêmio 0x1 Internacional
Inter campeão

2020 – Vila Nova-GO x Ceará / Ceará x Vila Nova-GO
Aguardando campeão

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo