Ceará

Ceará e seu poder de decisão contra equipes baianas: cada vez mais, Vovô torna-se algoz dos rivais Bahia e Vitória

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Na noite desse sábado (5), mais especificamente às 19h, o Ceará foi a campo enfrentar o seu rival nordestino Bahia, na Arena Fonte Nova, em confronto válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2020. A partida contra o Tricolor de Aço teve (mais uma vez) um final feliz para o Vozão: vitória pelo placar de 0x2. Os gols de Vina (que fez valer a temida ‘Lei do Ex’) e Saulo Mineiro colocaram o time cearense na 9ª posição na tabela da competição, com 32 pontos.

                 

O confronto foi bastante simbólico para o Vozão. Finalizando os duelos contra equipes baianas em 2020, o Ceará se confirmou como grande algoz dos rivais Bahia e Vitória. Neste ano, foram oito jogos, um empate, sete vitórias, duas classificações em mata-matas e um título conquistados sobre a dupla Ba-Vi.

Na Copa do Brasil, o Ceará enfrentou o Vitória na terceira fase do torneio. Na Arena Castelão, derrotou o Leão por 1×0, com gol de Rafael Sóbis. No jogo de volta, no Barradão, após uma partida maluca e que terminou com o placar de 3×4 a favor do Alvinegro de Porangabuçu, o Vovô conquistou sua segunda vitória e a classificação na competição contra o rubro-negro.

Na Copa do Nordeste, ambos os rivais enfrentaram o Vozão. Ainda na fase de grupos, na Arena Castelão, Ceará e Bahia ficaram no empate, com um 2×2 no marcador. Nas quartas de final, o Vovô enfrentou o Vitória, venceu por 1×0 e se classificou. Já na grande decisão, o Ceará voltou a enfrentar o Esquadrão. Desta vez, foi diferente. Após duas convincentes vitórias, uma por 3×1 e outra por 0x1, o Vozão faturou o bicampeonato invicto do Nordestão (ambos os seus títulos foram, inclusive, sobre o Tricolor Baiano). Cabe ressaltar que as finais foram no estádio do Pituaçu, na Bahia, onde o Tricolor de Aço manda alguns de seus jogos.

Por último, mas não menos importante, no Campeonato Brasileiro Série A 2020, o Vovô enfrentou, em duas oportunidades, o time do Bahia. Em ambos os jogos, saiu com a vitória: 2×0 na Arena Castelão e 0x2 na Arena Fonte Nova, somando seis pontos de seis possíveis contra o seu rival nordestino.

Obviamente, nem atletas nem comissão técnica do Vozão pensam: “hoje, enfrentaremos uma equipe baiana e vamos vencer, pois somos especialistas em derrotá-los”. Não. Mas é de se impressionar como o time cearense porta-se bem diante dos rivais Bahia e Vitória. Neste ano de 2020, isto foi evidente, conforme exposto nesta matéria. Com este retrospecto recente, pode-se afirmar que, cada vez mais, o Ceará torna-se um grande algoz das equipes baianas. Se não for o maior.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo