Ceará

Ceará está entre os oito clubes que menos relacionam atletas da base em jogos no Brasileirão

Foto: Divulgação / CearaSC.com

Dentre os 20 clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, o Ceará é o oitavo entre os que menos relacionam atletas das categorias base para partidas do certame. Ao todo, 10 crias da Cidade Vozão, centro de treinamento do Vovô, estiveram presentes nas listas do ex-técnico Guto Ferreira em todas as 18 partidas disputadas pela equipe até aqui na competição nacional. Tiago Nunes, atual treinador alvinegro, só estreará no certame no próximo domingo (12), contra o Grêmio, pela 20ª rodada do Brasileirão. Os dados foram divulgados pelo Espião Estatístico, do Globo Esporte.

Se está bem classificado na Série A sendo o 10º com 24 pontos, na tabela entre os clubes que mais relacionam promessas da casa o Alvinegro não tem uma boa colocação. O Vovô é apenas o 13º com com 10 convocados e está acima apenas de Cuiabá (zero), Atlético-GO e Fortaleza (quatro), RB Bragantino (6) e América-MG e Bahia (9). Entre os primeiros estão Internacional, Corinthians e Grêmio com 21. Dos nordestinos, o Sport-PE está na liderança com 14 participações de atletas formados pelo Leão da Ilha.

LEIA MAIS
Ceará vence Guarany de Sobral e chega à segunda vitória seguida no Campeonato Cearense Sub-20

Ceará vence São Paulo de virada no Morumbi e mantém sonho de classificação no Brasileirão Sub-20

Geovane prorroga contrato com o Ceará por mais dois anos

Ceará relacionou 10 jogadores da base no Brasileirão. Foto: Espião Estatístico/Globo Esporte

Apesar do número dos alvinegros ser baixo, o clube tem investido cada vez mais em suas “jóias” e colhe frutos. Centro de treinamento para a base onde moram atletas de outras cidade e estados, reuniões com o intuito de aproximar a relação entre clube e famílias dos jogadores, evolução na estrutura do CT e nos materiais de treinamento (campo e academia) e uma sede de capacitação de jovens talentos no interior do Paraíba. Além de ter jogadores revelados na Cidade Vozão sendo, hoje, destaque no futebol brasileiro e internacional – Arthur Cabral, Artur Victor, Felipe Jonathan, Pablo Nascimento -, o Ceará também tem contado com o imenso apoio de jogadores como Rick, Gabriel Lacerda e Buiú na equipe profissional. O zagueiro até chegou ganhar a vaga de titular com a lesão de Luiz Otávio, mas hoje é substituto do experiente defensor. Buiú, que começou sendo uma aposta após o afastamento de Gabriel Lacerda por contusão, hoje é o dono da lateral-esquerda. Os dois fizeram 12 partidas no Brasileirão, seguidos por Kelvyn com 10. Rick, que dentro os 10 foi quem mais vezes jogou pelo campeonato dessa temporada com 13 chances, é nada menos que o artilheiro da equipe na disputa com cinco gols. Além disso, também vale ressaltar que apenas contra o Bahia, na quarta rodada, nenhuma “prata da casa” esteve em campo. Em todos os outros 17 jogos, pelo menos um foi utilizado.

João Victor, uma das principais revelações dessa temporada e chegou a ser convocado pela Seleção Brasileira Sub-17, esteve no banco de reversas em duas rodadas, mas só jogou uma vez. O centroavante Cristiano foi listado apenas contra Athletico-PR, quando atuou por apenas seis minutos. Os goleiros André Luiz e Davi Schneider, zagueiro Alan Uchôa e o volante Geovane foram relacionados em algumas oportunidades, mas não chegaram a disputar nenhuma partida. O lateral Alessandro, que defende o Sub-23 do Vovô, esteve na lista por seis vezes e não jogou nenhuma. No entanto, ele não conta como atleta forjado pelo alvinegro por pertencer ao Juventude-RS.

Todos esses 10 atletas foram relacionados entre aos 18 partidas do primeiro turno do Campeonato Brasileiro sob os comandos do ex-técnico do Vovô, Guto Ferreira, demitido no último dia 30. Agora, com os trabalhos de Tiago Nunes, que tem um estilo mais ofensivo e costuma trabalhar com jovens atletas, como aconteceu quando era treinador do Athletico-PR, mudanças já estão acontecendo. Entre as novidades, estão Geovane e Yony González. O volante está treinando entre os 11 principais. O volante, que ainda não estreou no Brasileirão, renovou recentemente seu vínculo com o clube. Sua última partida pelo time profissional foi em junho, pela Copa do Brasil. Atualmente, ele está defendendo o time Sub-23 alvinegro pelo Brasileirão de Aspirantes.

Já o atacante colombiano, que vem jogando pela equipe de transição, voltou a treinar com o time principal essa semana e deve ser relacionado contra o Grêmio, no domingo (12).

Veja detalhes abaixo dos atletas utilizados em todas as 18 partidas disputadas até aqui na Série A do Campeonato Brasileiro 2021:

1ª rodada x Grêmio
Utilizados
Kelvyn, João Victor, Rick, Gabriel Lacerda e Buiú

Relacionados
Geovane, Alan Uchôa, Alessandro e André Luiz

2ª rodada x Santos
Utilizados
Buiú, Rick e Gabriel Lacerda

Relacionados
Alessandro, Geovane, André Luiz e Kelvyn

3ª rodada x Chapecoense
Utilizados
Gabriel Lacerda e Rick

Relacionados
André Luiz, Kelvyn, Gabriel Lacerda e Buiú

4ª rodada x Bahia
Utilizado
Ninguém

Relacionados
André Luiz, Gabriel Lacerda, Buiú e Kelvyn

5ª rodada x Internacional
Utilizados
Gabriel Lacerda e Kelvyn

Relacionados
André Luiz, Buiú e Davi Schneider

6ª rodada x Atlético-MG
Utilizado
Gabriel Lacerda

Relacionados
André Luiz, Kelvyn, Geovane e Buiú

7ª rodada x São Paulo
Utilizados
Kelvyn, Buiú e Gabriel Lacerda

Relacionado
André Luiz

8ª rodada x RB Bragantino
Utilizados
Buiú, Kelvyn e Gabriel Lacerda

Relacionados
André Luiz, Rick, Alessandro e Davi Schneider

9ª rodada x Juventude
Utilizados
Buiú, Rick, Gabriel Lacerda e Kelvyn

Relacionados
André Luiz e Alessandro

10ª rodada x Fluminense
Utilizados
Kelvyn, Rick, Gabriel Lacerda e Buiú

Utilizados
André Luiz, Geovane e Davi Schneider

11ª rodada x Cuiabá
Utilizados
Buiú, Gabriel Lacerda e Rick

Relacionados
André Luiz e Kelvyn

12ª rodada x Athletico-PR
Utilizados
Kelvyn, Buiú, Gabriel Lacerda, Rick e Cristiano

Relacionados
Geovane, Alan Uchôa e Alessandro

13ª rodada x Sport-PE
Utilizados
Kelvyn, Rick e Gabriel Lacerda

Relacionados
Geovane, Alan Uchôa e João Victor

14ª rodada x Fortaleza
Utilizados
Buiú, Gabriel Lacerda, Kelvyn e Rick

Relacionados
Geovane, Alan Uchôa e Alessandro

15ª rodada x Atlético-GO
Utilizados
Buiú e Rick

Relacionados
Kelvyn, Geovane e Alan Uchôa

16ª rodada x Corinthians
Utilizados
Buiú e Rick

Relacionados
André Luiz, Gabriel Lacerda e Kelvyn

17ª rodada x Flamengo
Utilizado
Rick

Relacionados
Gabriel Lacerda, Geovane e Kelvyn

18ª rodada x América-MG
Utilizados
Kelvyn e Rick

Relacionados
André Luiz e Gabriel Lacerda

19ª rodada x Palmeiras
Ainda não aconteceu

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo