Ceará

Ceará no Brasileirão: semana decisiva pode intensificar debates sobre vaga na Copa Sul-Americana

Foto: Gabriel Silva/Ceará SC

Em um espaço de cinco dias, o Ceará de Léo Condé terá dois jogos de extrema importância. O futuro do alvinegro está em jogo.

Foto: Gabriel Silva/Ceará SC

A expectativa é de uma semana agitada no Ceará, que joga contra o Sport nesta quarta-feira (15), às 20h, na Ilha do Retiro. Trata-se de um clássico nordestino, o qual já decidiu Copa do Nordeste. Quatro dias depois, no domingo (19), às 18h30, o Vozão encara o Botafogo, no Castelão. Essa sequência promete ‘apimentar’ a discussão sobre uma vaga na próxima Copa Sul-Americana.

A partida contra o Sport é considerada acessível para o Ceará. Entretanto, o adversário tem feito jogo duro, complicando a vida de times como Fluminense, Cruzeiro e Corinthians. Diante do Botafogo, o duelo será ainda mais importante pelo fator do mando de campo. Caso a equipe alvinegra seja bem sucedida na sequência, as chances de Sul-Americana para 2026 vão aumentar exponencialmente. Neste momento, a probabilidade é de 61%, segundo levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Vale destacar que o Ceará entrou na Série A 2025 para garantir sua permanência. Internamente, o objetivo central é o mesmo. Em 10º lugar na tabela, o Vovô abriu 11 pontos de distância para o primeiro colocado na zona de rebaixamento. Por isso, a campanha do time no Campeonato Brasileiro é vista como ousada.

Publicidade

Após a vitória por 3 a 0 contra o Santos, na 27ª rodada da Série A, o técnico Léo Condé comentou sobre até onde o Ceará pode chegar no Brasileiro. “A gente tem muita ambição de tentar buscar algo maior dentro da competição, mas, ao mesmo tempo, temos muita simplicidade e humildade de fazer as coisas acontecerem passo a passo. Esse grupo de atletas está conquistando o respeito do futebol brasileiro de um modo geral”, disse o comandante.

Foto: Gabriel Silva/Ceará

Principal trunfo do Ceará

De olho em uma vaga na Sul-Americana de 2026, o principal trunfo do Vozão é o desempenho defensivo. Ao lado do Flamengo, o Ceará tem a melhor zaga do returno do Brasileirão. Foram apenas cinco gols sofridos em oito jogos.

A dupla Marcos Victor e William Machado tem sido fundamental, além do goleiro Bruno Ferreira, que fechou o gol na partida contra o Santos. O mérito também é de Léo Condé, um técnico que entendeu como é disputar a Série A e vive o melhor momento de sua carreira.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo