Ceará

Ceará termina ano de 2020 entre os dez primeiros na tabela do Campeonato Brasileiro

Foto: Felipe Santos/Ceará SC

Na noite desse último domingo (27), o Ceará realizou seu último jogo no atípico ano de 2020. O Vovô empatou, na Vila Belmiro, com a equipe do Santos pelo placar de 1×1. Marinho, ex-Vozão, abriu o placar para a equipe da Baixada Santista. Samuel Xavier, ainda no primeiro tempo, colocou a igualdade novamente no marcador, definindo o resultado do duelo. Sendo assim, com o importante ponto somado, o Alvinegro de Porangabuçu chegou aos 36 pontos conquistados no Campeonato Brasileiro Série A e está na 10ª posição na tabela de classificação.

Com o empate contra o Santos fora de casa e com os placares dos outros jogos da 27ª rodada do Brasileirão, o Ceará encerrou o ano entre os dez primeiros na tabela do campeonato. Apesar de a competição não ter sido finalizada, esta é a primeira vez que o Vozão encerra um ano na “primeira página” da classificação da Série A. Nas outras vezes que o Alvinegro disputou a primeira divisão (no formato de pontos corridos, iniciado em 2003), não conseguiu alcançar este feito.

Em 2010, por outro lado, chegou perto: ficou em na 12ª colocação, conquistando uma vaga para a Copa Sul-Americana do ano seguinte. Em contrapartida, em 2011, o Ceará foi rebaixado para a segunda divisão, finalizando na 18ª posição. Nos dois últimos anos em que disputou a elite nacional (2018 e 2019), terminou em 15º e 16º, respectivamente. Em 2018, o Vovô ressurgiu no campeonato sob o comando de Lisca “Doido” e, após conseguir uma incrível arrancada, manteve-se na Série A sem maiores problemas; em 2019, por outro lado, escapou do rebaixamento apenas na última rodada, com 39 pontos, tornando-se a equipe que salvou-se do descenso para a Série B com a menor pontuação feita na história nos pontos corridos.

Como mencionado anteriormente, o Ceará nunca havia finalizado o ano ou, então, terminado o Campeonato Brasileiro entre os dez primeiros colocados na tabela. A temporada de 2020 marca o que pode ser uma redenção do Vozão. Até aqui, a equipe cearense supera (e muito) suas duas últimas campanhas no campeonato, onde lutou contra o rebaixamento até o fim. A “briga” do Ceará no Brasileiro é, no momento, por (no mínimo) uma vaga na Copa Sul-Americana.

Sendo assim, caso se confirme, ao final da competição, o bom desempenho do Alvinegro de Porangabuçu, o Vozão colocará um fim na sequência de campanhas resumidas em fugas do rebaixamento à segunda divisão. É tudo o que a torcida espera desde a volta do Ceará à elite, em 2018: uma grande campanha na Série A. De fato, em 2020, o Alvinegro pode redimir-se diante de seus apoiadores e mostrar sua crescente força para todo o país.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo