Campeonatos

Celtic fica com o título escocês após encerramento precoce do campeonato

A COMEMORAÇÃO DOS JOGADORES DO CELTIC NO TÍTULO DA TEMPORADA PASSADA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Diferente do que aconteceu na Alemanha, aonde o campeonato nacional de futebol já retornou, a situação na Escócia ainda era incerta com relação à volta da principal competição de clubes do país. Dessa maneira, todas as 12 equipes que disputam a elite do futebol escocês concordaram em dar o campeonato por encerrado. Desta forma, o Celtic, que estava em primeiro na tabela, conquistou o título pela nona vez consecutiva.

O campeonato escocês foi paralisado no dia 13 de março e já tinha 30 partidas disputadas. O Celtic estava em grande vantagem na liderança, tendo 80 pontos contra os 67 do rival Rangers, que estava em segundo. Por outro lado, o Hearts acabou sendo rebaixado. Ainda restavam oito rodadas para o fim do torneio.

Murdoch MacLennan, presidente da SPFL (Liga Escocesa de Futebol Profissional), destacou que não teve outra saída a não ser optar pelo encerramento precoce do campeonato. O mandatário também fez questão de agradecer o apoio dos clubes na decisão.

“Não é assim que alguém envolvido no futebol escocês gostaria de concluir a temporada da liga, mas, dadas as circunstâncias graves e sem precedentes que estamos enfrentando, o Conselho concordou que é o único caminho prático a seguir”, afirmou MacLennan.

Neil Doncaster, chefe executivo da SPFL, ainda informou que agora será possível auxiliar os clubes com um aporte financeiro no período de paralisação, algo que não seria possível caso a decisão fosse a manutenção da liga até encontrar uma data de retorno.

“Essa decisão de encerrar a temporada nos permite pagar cerca de 7 milhões de libras em taxas para ajudar os clubes a se manterem à tona durante esse período incrivelmente difícil. Começaremos a processar esses pagamentos imediatamente”, explicou Doncaster.

O Celtic tem agora 51 títulos do principal campeonato de clubes da Escócia, sendo três a menos do que o Rangers, principal rival no país, que já levantou a taça 54 vezes. No entanto, o clube não vence a competição desde a temporada 2010/2011.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo