Celtics e Heat se enfrentam pela busca das finais da NBA; veja a análise das equipes

Photo by Maddie Meyer/Getty Images

Na próxima terça-feira (15), Miami Heat e Boston Celtics começam a disputa pelo título da Conferência Leste, e uma vaga na NBA Finals. É esperado um confronto equilibradíssimo, pois os dois times se mostraram bem sólidos tanto na defesa, como no ataque nesses Playoffs.

O Miami Heat que eliminou surpreendentemente o Millwaukee Bucks sem grandes sustos na semifinal por 4-1 na última terça-feira (08), e está pela sétima vez nas finais do leste nos últimos 15 anos. E o Boston Celtics que eliminou o atual campeão da NBA, Toronto Raptors num confronto de 7 jogos na última sexta-feira (11), chega a sexta final no mesmo intervalo de tempo em finais. Na temporada regular os times se enfrentaram 3 vezes, com duas vitórias do Celtics, e uma do Heat. É o único time do Leste com vantagem em vitórias sobre o Heat na temporada.

DUPLA TATUM-BROWN COMANDA OS CELTICS

O time de Boston, comandado pelo técnico Brad Stevens, têm como suas principais armas ofensivas, os jovens Jaylen Brown que tem média de 20.3 pontos e 6.4 rebotes por jogo, e Jayson Tatum que tem média de 23.4 pontos e 7.0 rebotes por jogo nesses Playoffs, e os dois vêm enchendo os olhos de todos os fãs do melhor basquete do mundo até aqui, os jovens de 23 e 22 anos respectivamente, estão jogando como verdadeiros veteranos, chamando a responsabilidade para si, e conduzindo o time para as vitórias.

Photo: by Maddie Meyer/Getty Images

E também contam com o all-star Kemba Walker que anda meio apagado nessa pós-temporada, mas que pode brilhar a qualquer momento. E ainda o Coach Stevens tem um grande elenco em suas mãos, o time ainda conta com o bom pivô alemão Daniel Theis, e não podemos esquecer do “cão de guarda” Marcus Smart, incansável, excelente marcador e ainda tem contribuindo no ataque com média de quase 13 pontos na “bolha” da Disney. E o maior campeão da história da liga, ainda pode contar com um reforço durante as finais da conferência, o treinador Brad Stevens disse que Gordon Hayward deve retornar durante a série.

JIMMY BUTLER TEM A MISSÃO DE LEVAR O HEAT PARA A NBA FINALS

O Miami Heat, que é comandado pelo Erik Spoelstra há 12 anos, vai em busca da NBA Finals pra confirmar a boa fase. O time que tem um núcleo jovem acima da média, conta com a experiência de Jimmy Butler para manter os sonhos da conquista do título ainda vivo. O all-star também conhecido como “Jimmy Buckets”, vem liderando a equipe para quase 20 pontos por jogo, e acrescentando mais 6 assistências, e ainda é um ótimo defensor, roubando em média 2.1 bolas por jogo. E o papel que Butler cumpre, vai muito além das quadras, ele está sempre motivando, incentivando os jogadores mais novos, como Tyler Herro, Kendrick Nunn, e Duncan Robinson, fazendo-os ficar mais à vontade nesses jogos de pós temporada, onde geralmente os jogos são mais tensos.

Photo by Ashley Landis-Pool/Getty Images

E a equipe da Flórida pode acreditar no título da Conferência Leste, pois tem um elenco muito bem encaixado, com novatos que parecem não sentir o peso de jogar na maior liga de basquete do mundo, como por exemplo Duncan Robinson, um baita gatilho para bola de três pontos, e mais um que vem se destacando é o Rookie Tyler Herro, contribuindo para 14.7 pontos por jogo, matando bolas inclusive no “clutch time”. E outro que é uma grata surpresa, e para muitos o merecedor do “MIP” jogador que mais evoluiu na temporada, é o Bam Adebayo, que lidera a equipe em porcentagem de acertos nas bolas de quadra com 55,7%,  lidera em rebotes (10,2) e também em tocos (1.3).

E também com jogadores experientes, como Jae Crowder que é um excelente marcador do perímetro, e ainda mata suas bolas de três pontos. E uma excelente peça para o elenco que chegou nesta temporada foi André Iguodala, o 3x campeão da NBA, e uma vez MVP das finais, chegou para dar mais consistência na defesa vindo do banco, e também o já experiente Goran Dragic que cadencia o jogo quando é preciso.

HISTÓRICO DO CONFRONTO

As equipes se enfrentaram três vezes na história dos playoffs, com uma vitória do Boston Celtics, e duas vitórias do Miami Heat. A última foi na temporada 2011/2012, também pela final da Conferência Leste, vencido pelo time da Flórida por 4-3 com show de LeBron James e Dwyane Wade.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo