Coritiba

Cerutti volta a marcar gols após mais de 1000 dias e mantém boa sequência de jogos pelo Coritiba

Cerutti Coritiba
Cerutti, autor de dois gols na partida contra o Paraná Clube (Foto: Divulgação/Coritiba)

A mudança que o técnico Gustavo Morínigo fez na equipe do Coritiba é algo que não tem como levantar comparações quando se diz a respeito das temporadas anteriores. Jogadores como Igor Paixão, Natanael, Luiz Henrique – os ‘piás’ da base mesmo não atuando em maior quantidade de jogos, estão sendo importantes para o crescimento do elenco como um todo – e tantos outros, conseguiram desempenhar uma qualidade muito acima daquela apresentada na última temporada. Mas aquilo que é mais emblemático daqueles que estão rendendo e atuando nas maiorias dos jogos do inicio da temporada, é a insistência de Morínigo com o atacante Cerutti; o atacante tem entrado com muita frequência nas partidas e na última temporada pode se apontar que foi um dos destaques negativos do Coxa, por conta de lesões e os desempenhos abaixo do esperado, na partida contra o Paraná Clube neste sábado (24), o jogador ‘desencantou’desde sua chegada ao clube, ainda não tinha balançado as redes após mais de 1175 dias sem marcar nenhum gol oficial.

+ veja a coletiva do treinador Gustavo Morínigo após a partida

Como era o mundo quando Cerutti marcou oficialmente por outro clube antes do clássico ParaTiba?

Cerutti quando chegou por empréstimo no Coritiba no dia após a abertura da janela de transferência ser aberta no dia 12 de outubro de 2020, não tinha disputado nenhuma partida desde o dia 20 de outubro de 2019, então, eram quase um ano sem pisar dentro de campo oficialmente, isso tudo alimentando o jejum de gols do jogador. Cerutti nunca foi um exímio finalizador desde o início da sua carreira, seus maiores pontos de destaque estavam baseados na sua velocidade e em suas assistências. O argentino chegou a marcar um gol em um torneiro de verão em 2019, mas a partida não era válida oficialmente.

O mundo desde aquele domingo, 4 de fevereiro de 2018, mudou um pouco; veja como era:

  • Na época o um dólar era o equivalente a R$3,24;
  • Não existia a pandemia da Covid-19;
  • Presidente dos Estados Unidos da América era Donald Trump;
  • Paraná Clube estava na primeira divisão do Campeonato Brasileiro – hoje está na Série C – após 10 anos na série B;
  • A França ainda tinha apenas um título de Copa do Mundo;
  • Pelé ainda era o jogador mais novo que marcou gol em finais de Copa do Mundo;
  • Samir Namur tinha assumido o Coritiba há menos de três meses para seu primeiro ano de gestão, com esperanças e promessas de melhorar o clube e colocá-lo novamente no cenário nacional.

Algumas situações mudaram um pouco em relação ao cenário que vivíamos na época que Cerutti ainda não tinha desencantado como marcador de gols; no clássico ParaTiba desse final de semana, o atacante marcou por duas vezes e mostrou que há muita vontade e dedicação de sua parte para com o Coritiba. Para muitos, a situação do Cerutti no Coritiba só não foi melhor desde a sua chegada por conta das suas recorrentes lesões. O jogador ficou por várias semanas no departamento médico e isso fez com que seu desemprenho no clube não fosse contínuo.

Mas a pergunta que mais ronda o Coritiba quando o assunto é o atacante argentino é: ‘O Coxa deve renovar com Cerutti?’

Essa pergunta é algo que para quem analisa o contexto, baseando nas últimas passagens do jogador, jejum de gols e valor do salário – valores que estipulam ser em média R$150 mil -, a resposta mais falada é “não“. O Coritiba pelo elenco que tem hoje em seu plantel, conta e de inscrever em média fixa 32 jogadores para a Série B e outros mais; contando com a presença de mais alguns jogadores que possam chegar de contratações e os ‘piás’ da categorias base. Com isso, pensar em uma renovação do atacante argentino com base em uma sequência sem muitas lesões e com um salário chegando em um valor nas realidades do clube, o jogador pode ser muito importante para a sequência da temporada. Não só pela partida contra o já debilitado Paraná Clube, mas desde a chegada do técnico Gustavo Morínigo, a entrega dentro do campo – com base em suas limitações físicas e técnicas – e a forma de jogar do atacante mudaram completamente. A tendência é que com mais tempo de jogo e um pouco mais de confiança, o jogador tenda a crescer como peça importante de reposição coxa-branca.

As inscrições de jogadores na Série B são baseada no Regulamento Específico da Competição e funcionam dessa maneira:

§ 1º – Contratos de novos atletas para utilização no CAMPEONATO deverão estar
publicados no BID até o dia 30/09/2021.
§ 2º – Os clubes poderão inscrever um número máximo de 40 (quarenta) atletas até o
dia 19/08/2021, podendo substituir no máximo 8 (oito) atletas até a data final de
registro (30/09/2021), dentre os anteriormente inscritos

Texto tirado do “Regulamento Específico da Competição
Campeonato Brasileiro Série B – 2021″

Logo, caso o Coritiba queira renovar a opção do empréstimo que termina no fim de Julho e o jogador tenha uma sequência sem lesões, como mostrou nas últimas partidas e em específico na partida contra o Paraná Clube, o jogador pode ser uma das peças chave para o acesso em 2021. Em uma possível renovação do atleta, tudo deve acontecer até o fim de maio, onde tem-se a previsão para o inicio da competição nacional, caso não ocorra a renovação, o Coxa não deve inscrever o jogador na competição.

Para ficar ligado em tudo o que acontece com o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo