Futebol Internacional

Champions em momento decisivo: confira situação dos grupos A, B, C e D

FOTO: DIVULGAÇÃO / LIVERPOOL

A 5ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões se encerrou nesta quarta-feira (24), e foi definitiva para a classificação de alguns clubes para a fase de mata-mata da competição continental, além de ter deixado outras vagas em aberto. Dos quatro primeiros grupos da Champions da atual temporada, o grupo B é aquele que apresenta a disputa mais acirrada, com três clubes brigando por uma vaga na próxima fase. Os demais estão com os clubes classificados já definidos ou muito bem encaminhados.

                 

Também dentro desses quatro primeiros grupos estão duas das únicas três equipes que até aqui estão com 100% na competição: O Liverpool (grupo B) e o Ajax (grupo C). Confira como está a situação de cada grupo e a intensa disputa por vaga na fase de oitavas de final.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Grupo A:

O primeiro grupo da Liga dos Campeões já tem os seus dois classificados já definidos e sem nenhuma surpresa: Manchester City e Paris Saint-Germain. Inclusive o posicionamento de ambos também já está assegurado, com o time inglês, que venceu o confronto direto desta quarta-feira, avançando na primeira colocação, e os franceses em segundo. Com 12 pontos, o City não pode mais ser alcançado na liderança, assim como o PSG, que tem 8 e não perde mais a segunda posição.

A grande disputa da última rodada ficará pela definição de qual equipe ganhará uma vaga na Liga Europa. O RB Leipzig, da Alemanha, está com a classificação neste momento, com 4 pontos conquistados. No entanto, o Club Brugge, da Bélgica, que tem a mesma pontuação, também luta pela vaga. As duas equipes inclusive se enfrentaram nesta quarta-feira, com os alemães levando a melhor e vencendo por 5 a 0, mesmo jogando fora de casa.

A definição acontece no próximo dia 07 de dezembro, com duas partidas acontecendo de maneira simultânea. O Paris Saint-Germain vai receber o Club Brugge, no Parc des Princes, enquanto o Manchester City visita o RB Leipzig. Os dois jogos acontecem às 14h45 (de Brasília). O Brugge só fica com a vaga na Liga Europa se conseguir pontuar contra o PSG e o RB Leipzig perder para o City. Já os alemães podem até perder, desde que o Brugge também seja derrotado.

Grupo B:

O grupo B da Liga dos Campeões é o mais equilibrado, mas já tem um clube garantido na próxima fase: o Liverpool. Os ingleses venceram o Porto, nesta quarta-feira (24), por 2 a 0, chegaram a 15 pontos e se firmaram na primeira colocação. Enquanto isso, a segunda vaga será definida entre Milan, Atlético de Madrid e o próprio Porto.

Atualmente a segunda posição é do clube português, que tem 5 pontos. No entanto, o Milan, que venceu o Atlético de Madrid, chegou a 4 e se mantém vivo, levando vantagem para o time espanhol pelo saldo de gols (-2 a -3). O único que depende de suas próprias forças é o Porto, que precisa apenas vencer o Atlético de Madrid, atuando no estádio do Dragão. Já Milan e o próprio Atlético terão que fazer sua parte e torcer contra os adversários.

O Milan recebe o Liverpool, no San Siro, e precisa da vitória. Se atingir o objetivo, os italianos avançam se o Porto empatar com o Atlético de Madrid. Em caso de vitória dos espanhóis, a torcida será para que não seja ultrapassado no saldo de gols. Já para o Atlético de Madrid, apenas a vitória interessa e ainda precisará torcer contra o Milan, que recbe o Liverpool. Os dois jogos serão no dia 07 de dezembro, às 17hs (de Brasília).

Grupo C:

O terceiro grupo da Champions já tem os dois classificados e esse é o caso do Ajax, que tem 100% de aproveitamento. A segunda vaga é do Sporting, que, embora ainda possa ser alcançado pelo Borussia Dortmund no número de pontos, leva vantagem no saldo de gols (4 a -6) e no confronto direto.

Nesta quarta-feira (24), o Sporting fez valer o seu mando de campo, venceu o Dortmun por 3 a 1 e garantiu a sua classificação. No outro jogo, o Ajax até saiu atrás, mas virou pra cima do Besiktas, mesmo jogando fora de casa, e venceu por 2 a 1.

Na última rodada, que também será disputada no dia 07 de dezembro, às 17hs (de Brasília), o Sporting vai visitar o Ajax buscando tirar a invencibilidade do clube holandês. Enquanto isso, o Borussia Dortmund recebe o Besiktas já sem chances, mas buscando vencer para chegar com força na Liga Europa.

Grupo D:

Assim como os grupos A e C, o quarto grupo da Liga dos Campeões também já tem os seus dois classificados, mas ainda sem a definição do posicionamento. Atualmente a liderança é do Real Madrid, que venceu o Sheriff, fora de casa, e chegou a 12 pontos. Logo atrás, com 10, vem a Inter de Milão, qua atuou em casa e passou pelo Shakhtar Donetsk. A vaga na Liga Europa também está definida e será do Sheriff, da Moldávia, que tem 6 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Shakhtar, que tem apenas 1.

O primeiro lugar do grupo, e que dá a vantagem na fase de oitavas de final, será definido em confronto direto. No próximo dia 07 de dezembro, também às 17hs (de Brasília), o Real Madrid recebe a Inter de Milão, no Santiago Bernabéu. Os espanhóis avançam na primeira posição em caso de vitória ou empate. Para os italianos, apenas o resultado positivo interessa para ficar em primeiro.

No outro jogo do grupo, o Shakhtar vai receber o Sheriff e tentará finalmente vencer o seu primeiro jogo na fase de grupos. Já o time da Moldávia, que foi a sensação do início ao vencer o Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu, quer retomar o caminho das vitórias para se manter com força para a Liga Europa.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo