Futebol Internacional

A volta da Champions League Feminina e os gigantes do futebol feminino

Foto: Divulgação/UFWC/Twitter
Por Giordana Velluto e Isabela Savarezzi

A Liga dos Campeões Feminina está de volta! Competição que teve sua paralisação por conta do coronavírus, tem seus jogos de retorno sexta-feira (21), às 13 hora. O campeonato conta com equipes como Paris Saint German, Atlético de Madrid, Bayer, Barcelona, Manchester City e o atual campeão Lyon.

O Comitê Executivo da Liga decidiu que os jogos restantes serão todos disputados em jogos únicos, na Espanha, nos Estádios de San Mamés de Bilbao e Anoeta, em San Sebastián. A ESPN, anunciou nesta terça-feira (18) que todos os jogos serão transmitidos em seus canais, emissora costumava transmitir apenas a grande final. Às quartas acontecem nos dias 21 e 22 de agosto, as semifinais em 25 e 26 de agosto, e a decisão será em um domingo, 30 de agosto.

Dentre os 62 clubes que jogam o campeonato, os oito melhores da temporada se classificaram para às quartas. O Esporte News Mundo traz para você mais detalhes sobre esses gigantes do futebol feminino.

Lyon

O maior campeão da história coleciona seis taças da competição, sendo que as últimas quatro foram em sequência. Lyon conta com craques do futebol, como Ada Hegeberg, atacante artilheira da competição, alcançando a marca de 51 gols em 50 jogos, e vencedora da primeira Bola de Ouro feminina. O Clube francês ainda não perdeu na temporada. Com 4 goleadas, vem para as quartas contra o Bayern no Sábado (22), às 15 horas.

Atlético de Madrid

Atlético de Madrid tem seu melhor desempenho da competição, primeira vez que chega na fase das quartas de final. Conta com Ludmila da Silva, quarto nome com o maior número de assistências, atrás apenas de Dzsenifer Marozsán (Lyon), Kateřina Svitková (Slavia Praha) e Bethany Mead (Arsenal). O time espanhol não pôde treinar após a confirmação de cinco casos de COVID-19, 10 dias antes do retorno da competição. Jogará contra o Barcelona, pelas quartas de final na sexta-feira (21), às 13 horas.

Arsenal

Após cinco temporadas ausente da competição, essa é a 13ª vez que o Arsenal chega às quartas de final, registro recorde para o time. Seu melhor desempenho foi no ano de 2006/07, mesmo ano em que conquistou seu único título até o momento. Miedema V. lidera a artilharia do time e do campeonato com 10 gols. Seu próximo confronto será contra o PSG, sábado às 15 horas.

Barcelona

Pela quinta vez consecutiva o Barcelona chega às quartas de final. Apesar de nunca ter sido campeão, na temporada de 2018/19 foi o primeiro finalista espanhol, mesma temporada que apresentou seu melhor desempenho no campeonato. No ano passado, Duggan marcou pelo Barcelona no triunfo por 2×0 na casa do Atlético, partida que chegou à marca histórica do futebol feminino, o público presente no estádio foi de 60.739. A atual artilheira do time é Putellas A. com 3 gols. Seu próximo confronto pelas quartas de final será contra o Atlético, essa será a primeira vez que duas equipes espanholas se enfrentam na competição. O jogo será sexta-feira (21), às 13 horas.

Bayern

O time alemão chegou a sua primeira semifinal em 2018/19 mas acabou perdendo para o Lyon. Com a melhor campanha nesse mesmo ano, Bayern nunca levou a taça para a casa. Chega as quartas após empate com Göteborg, conseguiu a classificação pelo peso dos gols fora de casa. Joga contra o atual campeão Lyon, no Sábado (22), às 15 horas.

Glasgow City

Glasgow teve apenas uma derrota na competição contra o Brøndby, nas oitavas de final, em casa. Chega as quartas após uma classificação tensa na disputa, que teve que ser decidida nos pênaltis. A melhor edição para o time escocês foi a de 2014/15 e esse ano se mostra determinado a chegar mais à frente. Sua artilheira é a Hayley Lauder, atacante que flutua para a meia caso necessário. Seu próximo jogo será contra Wolfsburg, time que coleciona dois títulos na competição, na sexta-feira (21) às 13 horas.

Paris Saint-Germain

O time francês apesar de nunca ter ganhado a competição, chegou à final em 2014/15. Mesma temporada que foram consideradas a de melhores desempenho da equipe, junto com a de 2016/17. Nessa mesma época do ano passado aconteceu o primeiro confronto das francesas contra um adversário da Inglaterra no campeonato, mas o jogo foi marcado pela derrota do Paris para o Chelsea que confirmou sua eliminação. Duas brasileiras, Luana Bertolucci e Formiga, compõem o elenco do time francês, mas a atual artilheira é Huitema J. com quatro gols marcados na Liga dos Campeões. PSG joga contra o Arsenal no sábado (22), às 15 horas.

Wolfsburg

Na sua estreia em uma final da Liga dos Campeões em 2013, Wolfsburg bateu o Lyon. Os melhores desempenhos da equipe foram justamente os dos anos que venceram, 2012/13 e 2013/14. Desde então perdeu os confrontos das últimas quatro temporadas, sendo elas: as finais de 2015/16 e 2017/18 e as quartas de final de 2016/17 e 2018/19. Completou a quarta “dobradinha” seguida na Alemanha. Sua atual artilheira é Harder P. com 5 gols. Próximo confronto será contra Glasgow, sexta-feira (21), às 13 horas.

Para saber tudo sobre a Champions League Feminina, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.
1 Comment

1 Comments

  1. Pingback: Artilheira e vencedora do Bola de Ouro: Conheça Ada Hegerberg

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo