Internacional

Chapa 03, do candidato à presidência do Inter José Aquino, promete recorrer na justiça após impugnação eleitoral

Divulgação/Internacional

Nesta quinta-feira (10), a Comissão Eleitoral do Internacional julgou e resolveu impugnar a Chapa 03. Com isso, o grupo Reage Inter fica impossibilitado de participar das eleições, tanto para o conselho quanto para a presidência, no dia 15 deste mês. Diante deste fato, a Chapa 03 prometeu, segundo apurado pelo Esporte News Mundo, recorrer, na justiça comum, através de uma medida cautelar. Esta ação deve ocorrer na manhã desta sexta-feira (11).

                 

A entrada, da Chapa 03 na justiça comum, representa uma tentativa de manter a permissão para José Aquino seguir concorrendo à presidência colorada. Na prática, a medida cautelar serve para garantir e manter direitos adquiridos. Como o candidato passou do primeiro turno, no Conselho Deliberativo, ele conquistou o direito de disputar o voto do público. E é, sob o ponto de defesa do direito conquistado, que os advogados do movimento basearão juridicamente a defesa.

Chapa 03 e José Aquino falam em golpe

Após a cassação, da Chapa 03, o candidato à presidência do Inter, José Aquino Flôres de Camargo, deu entrevista para a GaúchaZH. No material publicado, ele declarou que, a decisão da Comissão Eleitoral, é “um golpe, um absurdo e uma excrescência”. Além disso, José Aquino confirmou o que fora apurado pelo Esporte News Mundo, que a Chapa 03 vai ingressar na justiça comum.

 – Uma medida cautelar com pedido de efeito suspensivo para ver se conseguimos repor o estatuto, as regras do Inter. Elas foram jogadas para o espaço por alguém que assaltou o poder. Imagina como alguma chapa vai ser responsabilizada objetivamente sem nenhum vínculo de seus integrantes com seus eleitores – disse José Aquino.

Entenda o caso

Tudo começou após a divulgação de material jornalístico, por parte dos repórteres Thiago Suman e Lennon Haas, que revelava vazamento de dados dos associados. Pelo material apresentado, um dos integrantes da Chapa 03, afirmava, em vídeo, estar utilizando dados pessoais de sócios para alavancar a publicidade eleitoral. O clube chegou a lançar uma nota oficial após a revelação jornalística.

No Brasil, esse tipo de ação é proibido pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Por conta disso, a Comissão Eleitoral do Inter passou a investigar a Chapa 03. Em um primeiro momento, o presidente da comissão negou a solicitação de impugnação da Reage Inter. Porém, após recurso, definiu-se, em votação entre os representantes da comissão, pela impugnação da Chapa 03 (Reage Inter), nesta quinta-feira (10).

Com isso, as eleições para à presidência do Internacional, na próxima terça-feira (15), tornam-se uma incógnita. Com o segundo turno anteriormente marcado entre José Aquino (Chapa 03) e Alessandro Barcellos (Chapa 05), ainda não se definiu como será o pleito sem o primeiro. A Comissão Eleitoral do Inter deve novamente se reunir para definir quem enfrentará Barcellos no segundo turno. Pelo apurado, as eleições para sócios será mantida. Com isso, Guinther Spode (Chapa 01) e Cristiano Pilla (Chapa 04), aparecem como possíveis candidatos para o segunto turno. Todavia, a primeira também está sendo investigada, pelos mesmos motivos, e pode ser, também, impugnada.

Para saber tudo do Internacional, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo