Campeonatos

Chapecoense e Brusque protagonizam final inédita no Catarinense; relembre a campanha dos clubes

FOTO: DIVULGAÇÃO|ACF

O Campeonato Catarinense terá uma final inédita em 2020. Pela primeira vez, Chapecoense e Brusque decidirão quem levantará a taça da competição. O jogo de ida será realizado nessa quarta-feira (09), às 21h30, na Arena Condá, em Chapecó.

Os dois times vivem situações parecidas no Campeonato Brasileiro. Na Série B e com um jogo a menos, o Verdão do Oeste ocupa a vice-liderança, com 16 pontos, atrás apenas um ponto do líder Paraná. Já o Brusque ocupa a primeira colocação do Grupo B, na Série C, com 12 pontos.

No entanto, durante o estadual os times viveram situações opostas. Enquanto o Brusque teve a segunda melhor campanha, atrás apenas do Avaí, a Chape se classificou para as quartas de final na última posição (em oitavo).

QUINTA FINAL CONSECUTIVA

A Chape já disputou 13 vezes a final do Catarinense e se consagrou campeã em seis delas. Os títulos foram conquistados em 1977, 1996, 2007, 2011, 2016 e 2017. Em 1978, 1991, 1995, 2009, 2013, 2018 e 2019 a Chape ficou com o vice-campeonato.

O início do Catarinense foi difícil para a Chapecoense. Na sétima rodada o Verdão ocupava uma vaga no Z-2, com quatro derrotas e três empates. As últimas duas partidas da primeira fase foram decisivas: a Chape venceu o Joinville por 3 a 0 e saiu da zona de rebaixamento. Já na rodada seguinte, ao vencer o Tubarão por 3 a 1, o time comandado por Umberto Louzer assumiu a oitava colocação na tabela e se classificou para a fase seguinte.

As quartas de final foram conturbadas para todos os times. Após o jogo de ida, o futebol catarinense foi paralisado, já que jogadores de algumas equipes testaram positivo para Covid-19. Na ida, a Chape venceu o Avaí por 2 a 0 na Arena Condá, em Chapecó. Os times se reencontraram vinte e dois dias após o primeiro confronto. O empate em 1 a 1, na Ressacada, classificou a Chapecoense para as semifinais.

Nas partidas da semifinal, a Chapecoense venceu o Criciúma por 1 a 0 em casa e perdeu pelo mesmo placar no Heriberto Hülse. A classificação para a final foi decidida nos penâltis. Por 4 a 2, a Chapecoense chegou à sua quinta final consecutiva.

FINAL APÓS 28 ANOS

Diferente da Chape, o Brusque iniciou bem o Campeonato Catarinense. Na primeira fase da competição, o time comandado por Jersinho Testoni contabilizou cinco vitórias, duas derrotas e dois empates. Com o aproveitamento de mais de 75%, enfrentou o Joinville nas quartas de final. Vencendo as duas partidas – a primeira por 1 a 0 e a segunda por 2 a 1 -, se classificou com tranquilidade para a fase seguinte.

Diante do Juventus, a vaga na final ficou encaminhada após o Quadricolor vencer por 3 a 2 no jogo de ida, fora de casa. Portanto, após segurar o empate no jogo de volta, garantiu sua classificação para a final do Campeonato Catarinense depois de quase três décadas.

Jogadores do Brusque comemoram a classificação para a final do Catarinense 2020. Foto: Lucas Gabriel Cardoso|Brusque FC

Vinte e oito anos atrás, em 1992, Brusque e Avaí se enfrentaram em busca do título. Na primeira partida, o Avaí venceu por 1 a 0 na Ressacada. Entretanto, após a partida de volta ir para a prorrogação, o Brusque conquistou a Taça Irmãos Figueiró, ao vencer o jogo por 2 a 1. Naquele ano, o Bruscão se sagrou pela primeira vez campeão catarinense.

PARA SABER TUDO SOBRE OS TIMES DE SANTA CATARINA, SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

1 Comment

1 Comments

  1. Pingback: Chapecoense e Brusque protagonizam final inédita no Catarinense | DF MANCHETES

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo