Fluminense

Chegadas, saídas, eliminações e campanha surpreendente. Confira a retrospectiva de 2020 do Fluminense

Foto: Lucas Merçon/ Fluminense

O ano de 2020 foi de altos e baixos no Fluminense. A equipe passou por mudanças no elenco, comissão técnica, eliminações traumáticas, volta de um ídolo, bom desempenho no Carioca e outro surpreendente no Brasileirão. Sem dúvidas, um ano de fortes emoções.

                 

Após um 2019 caótico, o Fluminense apostou no treinador Odair Hellmann, que vinha de um ótimo trabalho no Internacional – levando a equipe colorada às quartas de final da Copa Libertadores e à final da Copa do Brasil. A esperança tricolor era reencontrar o bom futebol e fazer uma temporada mais tranquila.

CAMPEONATO CARIOCA

O roteiro do Fluminense no Estadual do Rio de Janeiro foi parecido com o restante do ano de 2020. Uma equipe que entrou desacreditada e rendeu muito mais que alguns esperavam. No Carioca, o Flu fez 16 jogos; com oito vitórias, três empates e cinco derrotas. Os comandados de Odair Hellmann fizeram confrontos de qualidade com o até então campeão brasileiro e da Libertadores, Flamengo – que era favorito ao título.

Na Taça Guanabara, o Flu ficou em primeiro do Grupo B, com 15 pontos conquistados em seis jogos. Mas, foi eliminado pelo próprio Flamengo, na semifinal, em uma derrota por 3 a 2 – em que o Fluminense por pouco não empatou um placar que chegou a estar 3 a 0 para o Fla.

ELIMINAÇÃO PRECOCE NA SUL-AMERICANA

Apesar do bom trabalho no Campeonato Carioca, a eliminação para o Unión La Calera, do Chile, ainda na primeira fase da competição, gerou certo barulho sobre o trabalho de Odair Hellmann no Fluminense. Foram dois empates, 1 a 1, em casa, e 0 a 0, fora, que culminaram com a queda do Tricolor na competição.

Foto: Lucas Merçon/ Fluminense

RETORNO APÓS A PARALISAÇÃO E AVANÇO À FINAL

O Carioca foi paralisado na terceira rodada da Taça Rio devido à pandemia do novo coronavírus. Após todo o imbróglio e discussão para o retorno – onde Fluminense e Botafogo foram contra o reinicio naquele momento – o campeonato voltou. Na soma geral do segundo turno, novamente a classificação e a liderança do grupo – agora com 10 pontos em cinco jogos. Eliminou o rival Botafogo, na semi, e na final, nos pênaltis, derrotou o rival Flamengo por 3 a 2, após empate por 1 a 1 no tempo normal. Com o resultado, a equipe foi à decisão do estadual, porém, perdeu os dois jogos e ficou com o vice-campeonato. Entretanto, a campanha e as atuações contra o Rubro-Negro foram elogiadas.

Foto: Maílson Santana/ Fluminense

VOLTA DE UM ÍDOLO

Outro fato marcante em 2020 foi o retorno de um dos maiores jogadores da história do Fluminense, o atacante Fred. Vindo em baixa do Cruzeiro, o camisa 9 voltou para o clube em que foi bicampeão brasileiro na tentativa de retomar o bom futebol. A chegada foi algo marcante, Fred fez o trajeto de Belo Horizonte até o Rio de Janeiro de bicicleta, para se apresentar ao Tricolor. Foram cerca de 600 quilômetros e cinco dias de viagem.

BOA CAMPANHA NO BRASILEIRÃO E MAIS UMA ELIMINAÇÃO TRAUMÁTICA, AGORA NA COPA DO BRASIL

Como no Carioca, o Fluminense entrou como “azarão” no Campeonato Brasileiro de 2020. Porém, a equipe das Laranjeiras se mostrou capaz de desafiar os clubes de investimentos milionários. Rondou o G-6 durante todo o ano de 2020 e, nas 11 rodadas finais, mantém o sonho de se classificar para a Libertadores em 2021. O Flu termina 2020 em sétimo lugar, com 40 pontos conquistados e a quatro do G-6. Porém, no meio desta boa campanha, houve uma outra eliminação dolorosa: o clube saiu na quarta fase da Copa do Brasil para o Atlético-GO. Após vencer no Rio de Janeiro por 1 a 0, o Flu perdeu fora de casa por 3 a 1 e deu adeus à competição.

NOS EMBALOS DO “VOVÔ” NENÊ

O camisa 77 chegou ao Flu em julho de 2019, cercado de desconfiança pela idade e por estar em baixa, naquele momento, no São Paulo. Porém, ele demonstrou vitalidade, vigor físico e esbanjou categoria com a camisa do Tricolor desde que chegou, e em 2020, foi peça crucial para um bom desempenho do Fluminense. Ele marcou 20 gols em todo o ano e terminou como o artilheiro do time. Além disso, fez 42 jogos com a camisa tricolor em 2020 – líder desse quesito no elenco.

Dos gols marcados em 2020, Nenê fez oito deles no Brasileirão, seis na Copa do Brasil e mais seis no Campeonato Carioca. Com esses gols marcados, ele iguala os números da temporada 2010/11 com a camisa do PSG. Ele só marcou mais vezes nas temporadas de 2011/12, no próprio clube francês, com 27 gols, e no ano de 2016, no Vasco – quando marcou 21 vezes. Lembrando que apenas o ano de 2020 se encerra, mas por conta da pandemia, a temporada do futebol brasileiro foi alongada até fevereiro, com isso, o meia pode aumentar ainda mais os seus números.

Foto: Maílson Santana/ Fluminense

SAÍDAS IMPORTANTES E ASCENSÃO DOS MENINOS

Duas saídas parecem ter mexido mais com o Fluminense. Primeiramente, o atacante Evanílson. O jovem conseguiu desempenhar um bom futebol no comando de ataque, e com sua versatilidade, tomou conta da posição – colocando no banco o ídolo Fred. Um dos artilheiros do clube no ano, Evanílson chamou a atenção do Porto, de Portugal, que o contratou em setembro. Para elucidar a importância do ex-camisa 99, ele continua no “top five” da artilharia do Fluminense em 2020: em terceiro com sete gols marcados.

Outro que “deixou” o Fluminense foi o volante Dodi. Uma das engrenagens do meio-campo do time de Odair Hellmann, ele não renovou seu contrato que se encerra em dezembro deste ano e foi afastado do elenco. Uma lacuna que ainda não foi totalmente preenchida. Yuri, Yago Felipe, Hudson e Martinelli se revezam na posição.

Outros jogadores que deixaram o clube, foram Gilberto e Digão. A posição do lateral vem sendo preenchida, ora por Igor Julião, ora por Calegari. Na defesa, Nino, Matheus Ferraz e Luccas Claro vêm dando conta do recado.

Com essas saídas e uma condição financeira não tão boa, o Fluminense apostou nos garotos. Nomes como Marcos Felipe, Calegari, Martinelli, André e Marcos Paulo, vêm surgindo e tomando conta dos noticiários do Flu em 2020. “Os Moleques de Xerém” podem ser a grande esperança do Flu de voos mais altos nos próximos anos.

FIM DE ANO

No término do ano de 2020, Odair Hellmann se despediu do comando técnico do Flu após receber uma proposta do exterior. Coube a Marcão assumir o cargo de treinador do Tricolor. Porém, até agora não conseguiu sua primeira vitória. Foram três jogos; duas derrotas e um empate. Restam agora 11 rodadas do Brasileirão para o novo comandante tentar alcançar o objetivo da temporada: se classificar para a Copa Libertadores de 2021.

Foto: Maílson Santana/ Fluminense

BALANÇO FINAL

O Fluminense termina 2020 com 51 partidas; 23 vitórias, 12 empates e 16 derrotas. 76 gols marcados e 51 sofridos. Duas eliminações traumáticas, mas duas boas campanhas, surpreendentes e a esperança de um 2021 ainda melhor.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo