Futebol Internacional

Chile vai à FIFA por fraude em registro de jogador equatoriano

Photo by MARCELO HERNANDEZ/POOL/AFP via Getty Images

A Federação Chilena de Futebol disponibilizou uma nota e acionou a FIFA, por conta de uma possível fraude no registro do atleta Byron Castillo, que atuou nas Eliminatórias pelo Equador em oito oportunidades. Segundo os chilenos, Bryan teria nascido na Colômbia em 1995, e não no Equador em 1998 como apontam os documentos do atleta. A denúncia feita contra Castillo e a Federação Equatoriana de Futebol tem embasamento em investigações feitas junto ao Cartório Nacional de Registro Civil Equatoriano, que disponibilizou um relatório apontando diversas incongruências na documentação do lateral-direito do Barcelona de Guayaquil.

As punições contra a Federação Equatoriana de Futebol podem ser tanto financeiras, quanto desportivas — neste último caso, sua classificação para a Copa do Mundo do Catar estaria em risco. A nota da entidade chilena diz que: “entendemos, com base em todas as informações e documentos coletados, que os fatos são muito graves e devem ser minuciosamente investigados (…) A prática de irregularidades graves e conscientes no registro de jogadores não pode ser aceita. Deve haver fair play dentro e fora de campo”. O Chile terminou em sétimo nas Eliminatórias, e mesmo com perda de pontos não teria hipóteses de garantir uma vaga na Copa.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram Facebook.

A denúncia fica ainda mais grave, quando se aponta que a entidade máxima do futebol equatoriano tinha ciência da fraude na documentação de Castillo: “uma comissão de investigação da Federação Equatoriana de Futebol, destinada a esclarecer as irregularidades existentes nos registros dos jogadores perante esta federação , concluiu que o jogador era colombiano (…) Tudo isso, obviamente, era de pleno conhecimento da FEF. O mundo do futebol não pode fechar os olhos a tantas evidências”. Até o momento a Federação Equatoriana de Futebol não se pronunciou sobre o assunto. Byron Castillo estreou na seleção do Equador em novembro de 2021 e desde então atuou em oito jogos, anotando uma assistência e nenhum gol.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo