Copa América

Chile x Bolívia: prováveis escalações, desfalques, onde assistir e palpites

Arte: Esporte News Mundo

Chile e Bolívia se enfrentam em Cuiabá nesta sexta-feira (18), em duelo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa América. As equipes tiveram uma estreia distinta na competição: o Chile arrancou um empate com a Argentina, no Rio de Janeiro; enquanto que a Bolívia foi dominada pelo Paraguai e perdeu na estreia.

LEIA MAIS | Unânime: STJD nega recurso do Flamengo, e Brasileirão seguirá durante Copa América

Para o confronto na Arena Pantanal, a Seleção  Chilena é favorita para o confronto e contará com a técnica e experiência de Arturo Vidal e Eduardo Vargas para vencer os bolivianos que tem uma estratégia muito básica de estilo de jogo: se defender e brigar por uma bola para marcar. Foi assim contra o Paraguai e não deu certo, talvez os bolivianos queiram encarar os chilenos de igual para igual. O confronto será às 18h na capital mato-grossense.

CHILE VOLTA A CUIABÁ APÓS SETE ANOS

Arena Pantanal quando recebeu a Seleção Chilena em 2014 (Tweet: Reprodução)

O Chile volta a disputar um jogo oficial em Cuiabá após sete anos. Não é normal a Seleção Chilena jogar na capital cuiabana mas isso já aconteceu. Na Copa do Mundo realizada no Brasil em 2014, o Chile estreou na competição justamente na Arena Pantanal, no dia 13 de junho daquele ano.

O debutar chileno no Mundial de 2014 aconteceu contra a Austrália, vencida pelos chilenos por 3 a 1, com os gols da Roja sendo marcados por Alexis Sánchez, Jorge Valdivia e Jean Beausejour. Destaque para a manutenção de alguns remanescentes daquele jogo na Copa que ainda estão na Seleção e disputarão o jogo contra a Bolívia na Arena Pantanal.

Da equipe titular que enfrentou a Austrália em 2014, sete atletas podem enfrentar a Bolívia nesta sexta-feira e na condição de titulares. São eles: Cláudio Bravo, Maurício Isla, Eugenio Mena, Gary Medel, Arturo Vidal, Charles Aránguiz e Eduardo Vargas. Além desses sete atletas que estarão em campo contra a Bolívia e atuaram contra a Austrália em 2014, Alexis Sánchez também está neste elenco chileno para a disputa da Copa América e esteve em campo contra os australianos sete anos atrás, mas não estará em campo por conta de uma lesão muscular antes da estreia do Chile na competição e desfalcará a Seleção nesta primeira fase, podendo ser reintegrado ao elenco chileno a depender de sua evolução e classificação do Chile para às quartas de final da Copa América.

RETROSPECTO FAVORÁVEL AOS CHILENOS

O Chile tem larga vantagem sobre a Bolívia no retrospecto histórico. Oficialmente, já foram disputados 46 confrontos entre as duas seleções e os chilenos levam a superior maioria, com 30 triunfos. A Bolívia triunfou em sete oportunidades alem de nove encontros que terminaram empatados.

A última vitória da Bolívia sobre o Chile aconteceu recentemente, em setembro de 2017, em jogo válido pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, e os bolivianos venceram em La Paz por 1 a 0, gol de Juan Carlos Arce, atleta que integra a atuação seleção boliviana, mas que fica no banco de reservas como suplente.

Em Copas Américas, o jejum de vitórias sobre o Chile é extenso e remonta desde 1975. Lá se vão 45 anos sem “La Verde” vencer “La Roja” em Copa Américas. O último duelo entre as duas seleções numa Copa América aconteceu em 2016, na Copa América Centenário, com vitória dos chilenos por 2 a 1, nos Estados Unidos.

FICHA DO JOGO

CHILE X BOLÍVIA 

2ª rodada – Fase de Grupos – Copa América 2021

Local: Arena Pantanal – Cuiabá/MT

Horário: 18h

Arbitragem

  • Árbitro: Jesús Gil Manzano (Espanha)
  • Assistentes: Diego Barbero e Angel Nevado (ambos da Espanha)
  • VAR: Ricardo de Burgos (Espanha)

Transmissão: ESPN/Fox Sports

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

CHILE: Claudio Bravo; Maurício Isla, Gary Medel, Guillermo Maripán e Eugenio Mena; Charles Aranguíz, Erick Pulgar e Arturo Vidal; Jean Meneses, Eduardo Vargas e Ben Brereton. Técnico: Martin Lasarte

BOLÍVIA: Cordano; Quinteros, Sagredo e Jusino; Justiniano, Ibañez, Céspedes, Saavedra e Flores; Juan Arce e Alvarez. Técnico: César Farias

Para saber tudo sobre a Copa América, siga o Esporte News Mundono TwitterFacebook e Instagram.

PALPITE DOS SETORISTAS

João Eduardo Pereira, jornalista do ENM

Bicampeão da Copa América, vencendo duas das últimas três edições da Copa América, o Chile chega em um momento de provação na competição. A equipe empatou com a Argentina e busca complicar a luta pela liderança do Grupo B. Já a Bolívia perdeu na estreia e se não vencer, deve ficar muito próximo de dar adeus à competição. Acredito que a equipe chilena seja favorita, por ter um elenco mais técnico e vença o confronto. 

Palpite: Chile 2 x 0 Bolívia

Rinaldo Pedrosa, jornalista do ENM

Para esse jogo creio em uma vitória do Chile. Tem pretensões maiores que a Bolívia e precisa vencer para pavimentar a classificação. A seleção boliviana não consegue mostrar uma segurança defensiva capaz de aguentar o placar por muito tempo.

Palpite: Chile 2 x 0 Bolívia 

Guilherme de Andrade, jornalista do ENM

A fase do Chile pode não ser das melhores, mas ainda assim a equipe comandada por Rueda entra no confronto contra a Bolívia como ampla favorita e deve sair de campo vitoriosa.

Palpite: Chile 3 x 0 Bolívia

Luís Feitosa, jornalista do ENM

Depois de um duelo equilibrado contra a Argentina, o Chile tem a oportunidade de ouro para conquistar os primeiros três pontos na Copa América. Com Vargas e Aranguiz como os principais nomes do time, a Roja é amplamente favorita para o duelo. A Bolívia, por outro lado, foi amassada contra o Paraguai e enfrenta um adversário ainda mais qualificado. O time de Cesar Farias é inferior e pouco conseguiu ameaçar os paraguaios. Para pontuar, a solução boliviana será fechar a defesa e contar com que a bola encontre Marcelo Moreno em boa condição de chutar.

Palpite: Chile 4 x 0 Bolívia

Gabriel Tassi, jornalista do ENM

O favoritismo do Chile se torna cada vez mais evidente, que vem de um empate sofrido contra a Argentina e busca a primeira vitória na Copa América. Os casos de Covid-19 no elenco boliviano, incluindo o capitão, complicaram ainda mais o planejamento da equipe, que estreou com derrota e deve encontrar mais um jogo complicado.

Palpite: Chile 2 x 0 Bolívia

Erickson Nogueira, jornalista do ENM

O Chile tem o favoritismo no confronto e poderá conquistar sua primeira vitória na competição contra os bolivianos. Orquestrados por Aránguiz, Vargas e Vidal, o duelo pode ser tranquilo para o Chile caso passe pelo ferrolho inicial da Bolívia. La Verde sofreu, recentemente, com casos de COVID-19 no seu elenco além das fortes declarações de Marcelo Moreno contra a Conmebol. No campo, a Bolívia pouco tem a oferecer e o que oferecerá no jogo será resistência e compactação defensiva. Não terá forças caso os chilenos furem o seu bloqueio.

Palpite: Chile 3 x 1 Bolívia 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo