Mais Esportes

Ciclismo feminino da Memorial-Santos renova licença internacional

Foto: Memorial / Arquivo Pessoal

A equipe feminina de ciclismo da Memorial Santos – SaddleDrunk renovou neste mês a licença internacional com a UCI – União ciclística internacional – A equipe santista é uma das poucas no mundo  que possui esta licença, e ate hoje, a única equipe feminina brasileira a conquistar este status.

                 

No ciclismo, para disputar provas que somam pontos para o ranking mundial, faz-se necessário obter essa licença, que permite que nossas ciclistas disputem provas do calendário UCI, inclusive as provas World Tour, pelotão que reúne as principais ciclistas do mundo.

Esse cenário também ajuda a desenvolver o esporte no país, seja através do contato de algumas atletas com o mais alto nível mundial, seja com intercambio, ou ainda com o aumento sistemático do nível das competições aqui no Brasil também, á que muitas ciclistas da nova geração terão condições de evoluir na modalidade.

Ao contrário do que parece, a  renovação do registro não é um processo fácil, e o técnico da equipe, Claudio Diegues, ressaltou a ajuda de todos os envolvidos nessa conquista: “Devido aos acontecimentos do ano e a perda do comandante da equipe, o srº Pepe Alstut, a renovação se atrasou este ano, e agradecemos todo o esforço da Confederação Brasileira de ciclismo, que interviu  para que o processo continuasse da melhor forma possível”.

A equipe conquistou a licença em 2019, quando realizou o segundo estágio na Bélgica, onde participaram de algumas das mais importantes provas internacionais. O objetivo era seguir com o projeto em 2020, mas a situação mundial, devido à pandemia, não permitiu.

Em 2019 a equipe contou com a entrada de atletas estrangeiras. Este ano segue com o time de sete brasileiras (Adriele Alves, Ana Casetta, Ana Polegatch, Gabriela Costa, Taise Benato, Talita Luz, Thayná Araújo) e sete estrangeiras (Anna Van Wersh (Holanda), Jennifer George (Gran Bretanha), Minna Kangas (Finlândia), Selma Trommer (Alemanha), Sharon Dommanschet (Holanda), Denisse Riquelme (Chile) e Lisa Groothuesheidkamp (Curaçao)).

Base na Bélgica

Em 2018 a equipe realizou um estágio na Bélgica, e com os resultados expressivos conquistados naquele ano, permitiu uma base no país, onde a equipe se instala durante a temporada do ciclismo mundial.

Este ano ainda complicado por conta da COVID 19, a equipe retoma as atividades, que foram canceladas em 2020, reformulando o calendário de provas UCI da melhor maneira possível, para mostrarmos nossas cores e prepararmos uma base solida para o próximo ciclo olímpico que para as Memorial Women, já se iniciou. Seguimos com as atletas focadas no calendário dentro de fora do Brasil.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo