Futebol Internacional

Cinco coisas que você provavelmente não saiba sobre Antoine Griezmann

Foto: divulgação federação da França

O mercado de transferências na Europa foi bastante movimentado e um dos fatores que mais chamaram foi o retorno do Griezmann para o Atlético de Madrid. O francês que foi para o Barcelona há duas temporadas, agora defenderá o time que o projetou no cenário internacional.

Confira cinco coisas que talvez você não saiba sobre o jogador.

1 – Clubes franceses não o avaliaram

Um momento complicado para Griezmann foi obter sua primeira oportunidade no mundo do futebol, já que os olheiros da França o consideravam pequeno e magro demais para isso. Lyon, Saint-Étienne, Metz, Auxerre, Sochaux e Montpellier o observaram, mas só quando o olheiro francês da Real Sociedad, Eric Olhats, viu o jovem e suas habilidades técnicas especiais que ele teve a chance de ingressar em uma academia de elite. Griezmann até morou com Olhats durante seus primeiros anos na academia da Real Sociedad, depois de se mudar para o norte da Espanha.

2 – Ele “pulou” o time B de La Real

Depois de chegar à academia Zubieta da Real Sociedad aos 13 anos, Griezmann foi subindo de categoria rapidamente e foi escalado para jogar pelo Sanse, o time reserva do clube, na temporada 2009/10. Mas uma lesão na pré-temporada do lateral Bingen Erdozia abriu uma vaga no time titular e Griezmann foi temporariamente promovido à equipe principal pelo técnico uruguaio Martín Lasarte. Depois de realizar várias atuações excelentes durante aquela pré-temporada no verão de 2009, Griezmann foi chamado para a equipe titular em caráter permanente e nunca mais olhou para trás.

3 – Ele poderia ter jogado pela seleção de Portugal

Griezmann jogou a final da Euro 2016 entre França e Portugal e, infelizmente para ele, terminou no lado perdedor, já que os homens de Fernando Santos venceram o torneio. No entanto, ele poderia muito bem ter jogado por Portugal se tivesse escolhido representar a o time luso a nível internacional. Antoine nasceu em França e o seu pai Alain Griezmann é francês, mas a sua mãe Isabelle Lopes é portuguesa e, por isso, ele poderia ser convocado para Portugal. Em 2018 ele conseguiu se recuperar daquela final perdida com a conquista da Copa do Mundo na Rússia.

4 – Era um grande fã de Pavel Nedvěd na juventude

Como todos os jovens fãs de futebol, Griezmann teve muitos ídolos na adolescência, mas nenhum tão grande quanto Pavel Nedvěd, cujo pôster ele tinha em sua parede. Quando jovem, ele até copiou o penteado do gênio tcheco. Entre seus outros heróis de infância estavam Zinedine Zidane, Sonny Anderson – com quem ele foi fotografado quando criança – e David Beckham.

5 – Lyon traz memórias especiais para ele

Griezmann cresceu na cidade de Mâcon, perto de Lyon. Ele era um torcedor do Lyon quando criança e, ironicamente, um de seus primeiros momentos de destaque veio às custas dos franceses, quando eles enfrentaram a Real Sociedad em uma partida de qualificação para a Champions League em 2013. Antoine fez um gol de bicicleta no jogo como visitante e a Real Sociedad venceu o confronto por 4-0. Ele também marcou duas vezes pela França em Lyon durante a Euro 2016 e venceu a final da Europa League 2017/18 na cidade com o Atlético de Madrid, marcando duas vezes na vitória por 3 a 0 sobre o Marseille.

+Cinco curiosidades que você talvez não saiba sobre Xabi Alonso

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo